quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESPECIAL KINNIKUMAN




Iniciando mais um post atrasado. Mas este provavelmente é o último caso. Planejado também para o mês passado, hoje falaremos de Kinnikuman, um anime muito conhecido, mesmo aqui no Brasil, graças a exibição de sua série animada mais recente pela 4kids anos atrás, tendo sido chamada por estas bandas de Músculo Total (Ultimate Muscle para os yankes). Ainda que o anime que todos viram tenha sido uma versão editada e devidamente censurada pelos norte americanos. Eu, por outro lado, conheci primeiro a série clássica dos anos 80 através da internet que sempre disponibilizou vídeos e o mangá traduzido para o inglês. Eu nunca tive uma TV paga.
Kinnikuman é um mangá criado pela dupla Yoshinori Nakai e Takashi Shimada, conhecidos pelo pseudônimo Yudetemago. O que começou como uma paródia do Ultraman tornou-se a história de um super-herói atrapalhado chamado Kinniku Suguru que deve ganhar um campeonato de luta livre para defender o título de príncipe do planeta Músculo. Os brasileiros conhecem melhor o seu filho Kinniku Mantaro que estrelava a série que passou na 4kids.
O mangá foi publicado na Shonen Jump desde Maio de 1979, ganhando sua primeira série animada em 1983 (com bem menos sangue e decaptações do que sua versão em quadrinhos, mas ainda assim com combates mais brutais do que um DBZ) e ainda é um sucesso estrondoso no Japão e no mundo. Kinnikuman foi um dos mangás responsáveis pela popularização do estilo shonen e contém toda a essência dos mangás de luta, que infelizmente vem perdendo muito da qualidade com o passar dos anos, antes com heróis mais durões e menos certinhos. Bom, deixando o desabafo para algum post futuro, vamos homenagear  este fantástico mangá de luta com um top 15 especial com os personagens mais legais da primeira série, a minha favorita.


Número 15
Akuma Shogun

Esse carinha foi um dos vilões mais poderosos de toda a série e também um dos personagens mais interessantes. Akuma Shogun era originalmente um dos reis do mundo celestial, seu nome original era Goldman, o deus da guerra. Ele constantemnet vivia em conflitos com seu irmão mais novo, Silverman. Até que numa dessas batalhas, em que ambos utilizavam espadas, acabaram decaptando-se mutualmente (foda). Sua alma ficou confinada na Golden Mask que trajava. Anos mais tarde, aliou-se ao rei do submundo, Satan (não o do DBZ, o próprio), que lhe deu um novo corpo, em troca de serví-lo. Macabro, mas Kinnikuman tem muito disso, apesar de parecer ser comédia pura em alguns momentos. 
Akuma Shogun tem um corpo praticamente invulnerável, além de ser quase impossível ferí-lo, já que não passa de uma armadura fazia. Talvez seu único ponto fraco seja sua cabeça, que apresentou sinais de dor e sangramento na luta contra Kinnikuman e Buffaloman.
    



                         

Esse cara era um verdadeiro exército de um homem só. Quando conheci a série pensava que ele fosse o "último chefe". Pois é, tem gente ainda mais forte que esse cara!




Número 14
Sunshine

Originário do Peru, Subshine é um dos comuns e peculiares tipos que vemos no anime/mangá. De fato, ele é aparentemente feito de pedras, seu corpo lembra um típico santuário Inca e ele pode fragmentar o seu corpo tornando-se areia. Sunshine é legal pelo seu estilo de luta mais variado. Apareceu no começo também como vilão, mas depois teve seu momento de redenção, descobrindo a honra e a amizade, deixando os Cavaleiros do Zodíaco orgulhosos tô zoando).
Sunshine pode ser mais conhecido do público brasileiro por sua aparição na série Músculo Total, velho e com um tapa-olho, que até hoje intriga muita gente. Como alguém feito de pedra e areia perde um olho? Vai ver o os desenhistas acharam que seria style.




                          

Não é o vídeo original feito para a série, mas vá lá, essa música é animal. Essa é a luta mais foda do Sunshine, que foi contra o Geronimo.




Número 13
The Big Budo

O mundo de Kinnikuman é dominado pela existência de lutadores chamados Choujins. O personagem título e todos os demais pertencem a essa"raça" de seres que superam em muito os humanos. Existem Choujins na Terra e em outros planetas, como é o caso de Kinnikuman. Dentre os Choujins existem aqueles que superaram em muito as forças dos demais ao ponto de não encontrarem mais lutadores capazes de enfrentá-los. A solução foi então se refugiarem no céu. Onde permanecem em combates eternos, desafiando até mesmo os deuses. Eles sãos os Perfect Chpujins. Assim é Big Budo. No passado foi conhecido como um ser poderoso chamdo Rei Netuno que dominou todos os torneios Choujins, entretanto ele abandonou os torneios porque os combates deixaram de ser uma luta até a morte e tornaram-se um espetáculo comercializado. Ele entrou em hibernação no rio Tamisa, até que foi despertado por um Choujin chamado Kenkaman, que mais tarde tornou-se Neptuneman. Juntos eles conspiraram para que as lutas voltassem as suas raízes sangrentas. 




                           

MAGNET POWER!!!!




Número 12
Neptuneman

Esse cara era demais. Muito fodão. E vejam, ele não é a cara do Hulk Hoogan? E não é uma simples coincidência. Neptuneman foi um Choijin da Inglaterra conhecido como Kenkaman. Ele era tão poderoso que não encontrava oponentes capezes de competir com ele. Mesmo Robin Mask parecia fraco perto dele. Foi então que ele, desiludido por não encontrar alguém que pudesse derrotá-lo, tentou cometer suicídio atirando no rio Tamisa. Mas foi lá que acabou despertando o Rei Netuno, que lhe falou das glórias do passado e os comabtes mortais. Facinado, Kenkaman decidiu aliar-se a ele, que o rebatizou Neptuneman e lhe entregou uma máscara que lhes dá o poder sobre o Magnet Power, uma força magnética que vem da própria Terra e aumenta suas forças muitas vezes.




                         



Na última fase do anime, na luta pelo trono do planeta Músculo, ele se alia a Kinnikuman. 


                          




Fala sério, cara. Demais essa fase. Foi mesmo a melhor de todas. O final foi previsível, mas a história compensou e as lutas nem se falam. Os aniomes daquela época eram os melhores.




Número 11
The Ninja

Um ninja que luta usando jutsus? Desculpe, Naruto, mas Kinnikuman já tinha isso muito tempo antes. Também foi introduzido na história como um vilão e depois tornou-se aliado. 
Ele entrou para este top porque também é personagem mais diferente em seu estilo de luta, não valendo-se apenas dos comandos de luta livre, mas também do ninjutsu.




                           

A música parece meio infantil, mas essa luta é uma das mais brutais da série e foi bem anemizada no anime.




Número 10 
Ashuraman

Ashuraman é um dos personagens mais sinistros da série. Ele tem seis braços e três rostos intercambiáveis! Também foi visto inicialmente como um vilão e príncipe do Makai, o reino dos demônios. Ele consegue regenerar os seus braços roubando os do oponente (sim, bizarrisse é pouca nesta série) além de parecer ter o poder sobre os elementais.




                           

Demais, né. Ainda mais sendo o personagem dublado por um dos maiores gênios da dublagem, o saudoso Daisuke Gori.




Número 9
Buffaloman

O espanhol Buffaloman (sim, espanhol, mesmo que na Espanha não existam búfalos) também é introduzido na história como um vilão que mais tarde torna-se herói. Isso é uma grande tendência na série. Ele é conhecido por ter um estilo de luta dos mais brutais, contando com sua gigantesca força física e seu poder Choujin concentrado em seus chifres, chamados de Long Horns. Fez um pacto com Satan, em busca de mais poder e, apesar de realizar o seu desejo, veio a perder al luta contra Kinnikuman. Não é mesmo seguro negociar com o capeta. Mas isso só mostra como a versão bovina de André the Giant é macho. Além de anganar o capeta, ainda voltou a vida e deu a volta por cima, virando um cara do bem.




                           

Tema sinistro, hein.
PS: no mangá, pelo menos, esse cara é careca. Isso aí é uma peruca (?). Quer dizer que ele trocou o cabelo crespo por um liso na série que passou no Brasil? Vai saber.





Número 8
Prince Kame Hame

Os velhos são realmente os melhores nos animes. E isso foi desde sempre. Prince Kame Hame (talvez um antepassado do mestre Kame?) é um Choujin veterano residente nos Estados Unidos, mas que veio originalmente do planeta Coconuts. É considerado um deus pelo povo havaiano ao chegar a Terra. Na sua primeira aparição ensina suas técnicas para Kinnikuman ser capaz de derrotar seu rival Jesse Mavia, mais tarde ele une-se ao herói na saga Dream Choujin Tag Arc, usando o disfarce de Kinnikuman Great. Mesmo depois da morte ele continua treinando e aconselhando os jovens Choujins. O cara é foda mesmo! 




Número 7
Kinniku Ataru 

O irmão mais velho de Kinnikuman, deixou seu planeta natal muitos anos atrás, aborrecido com o estilo espartano no qual viveu desde a infância. Para mim ele é o mais forte de toda a série. Ele só perdeu para o Phoniex (o "último chefe") por uma conveniência do roteiro. É o tipo de personagem que mais admiro, sempre fazendo o que é certo, sem parecer hipócrita. Esteve acompanhando o crescimento do seu irmão às escondidas desde o princípio, esperando ve-lô desenvolver a verdadeira força de um Choujin.





Número 6
Ramenman

Ramenman não é apenas um dos melhores lutadores desta série, mas um dos melhores da história dos animês. Ele é tão sinistro que volta a vida depois de ser lobotomizado (!) e sobrevive mesmo depois de ter seu coração varado duas vezes na mesma luta. Acha que exagero é pouco? Ramenman era um dos lutadores mais brutais no começo da série, onde mata Brockeman numa cena histórica (no anime "anemizaram" a cena. Ele não deu o fatality do Jhonny Cage, mas em compensação tranformou o oponente em macarrão e o comeu eu acho). É conhecido também por ser um homem muito sábio e honrado. Tão popular e top que chegou a ganhar uma série de anime só para ele.




                            

Esteriótipos. Essa série tem aos montes.





Número 5
Brocken Jr

Por falar em esteriótipos, eu acredito em esteriótipos positivos e negativos. Kinnikuman está cheio de esteriótipos negativos. É o caso de Brocken Jr, alemão e... nazista. Mas ainda assim um dos personagens mais populares da série e queridos. é mesmo um dos meus favoritos. Apareceu pela primeira vez na série para vingar a morte de seu pai Brockeman, que foi morto por Ramenman. Mas depois disso ele decidiu esquecer sua vingança e trilhar um novo caminha. De fato, diferente de seu pai, Brocken Jr nunca foi um bom nazista. Seus golpes especiais estão entre os mais emblemáticos da série como o Berlim akai no ame.
Vocês devem estar pensando: esse cara me lembra algém? Seria o Bison/Vega de Street Fighter? 
Isso mesmo e não deve ser coincidência, a Capcom copiou muita coisa de Kinnikuman na hora de conceber seus persongens como por ezemplo Honda, que parece muito com Rikishiman, ou Zanguief, que parece um tipo de mistura de Kinnikuman com Mike Haggar.




                              


Talvez a intenção do autor era que Brockeman fosse visto como o nazista verdadeiro, enquanto Brocken Jr tornaria-se o alemão atual. É escândolo para nós vermos uma pessoa boa e honesta como Brocken Jr, fazendo o bem mas ainda mantendo um uniforme típico e suásticas nazistas. Por isso mesmo, Kinnikuman foi proibido na França, um dos paízes que mais sofreram com a invasão nazista.


Hail Bocken! Hail Brocken! 





Número 4 
Terryman

Choujin dos Estados Unidos. Seguindo o estereótipo, é texano, popular e só pensa em dinheiro, isto só no começo da série. Terryman mudou, quem diria, ao ver Kinnikuman, auém que ele tanto desprezou em ação. Kinnikuman não se importava com o que as pessoas pudessem lhe pagar, ele sempre as protegia e as salvava do perigo. Terryman mudou suas convicções devido a força de vontade e fé do seu rival.
Terryman tornou-se o maior exemplo de superação do anime/mangá. Ele salvou Kinnikuman de ser baleado por Kinkotsuman e acabou tendo uma perna amputada. Mas essa deficiência não o afastou do ringue. Ele de fato figura entre os mais poderosos heróis da Terra.
As das lutas de Terryman são algumas das mais emocionantes da série. Ele é tão bruto que consegue lutar sem uma perna e dois braços. Tô falando série! Vejam a sua luta contra Ashuraman e entenderão. 





                           

Terryman foi baseado no lutador Terry Funk. Muito legal os Estados Unidos serem representados por um cowboy, afinal os ingleses são representados por um cavaleiro real e os japoneses por um Ultraman bizarro.





Número 3
Robin Mask

Robin Mask no início da série é o atual campeão dos torneios Choujins e era tido como o mais poderoso. Tudo isso mudou após ser derrotado por Kinnikuman, ser esilado da Inglaterra e a morte de sua esposa. Robin Mask tornou-se amargurado e obsecado pela derrota de Kinnikuman. Por isso viajou pelo mundo em busca de alguém para quem pudesse ensinar suas técnicas e enfrentasse seu rival por ele. Suas viagens o levaram para a União Soviética, onde encontrou e treinou Warsman. Mas esse novo confronto com Kinnikuman mudou novamnete Robin Mask, que decidiu reconstruir a sua vida, agora sem o desejo de se vingar.
Robin Mask é um típico cavalheiro inglês, masi tarde na série ele mostra ser capaz de atos de puro altruísmo para salvar seus companheiros, mesmo que para isso tenha que entregar a sua vida. Foi assim quando lutou até a morte para que Kinnikuman pudesse recuperar o trono do planeta Músculo.




                         

Robin Mask também foi dublado por Daisuke Gori, sua voz é mesmo inconfundível. É a mesma voz do Mr Satan em Dragon Ball Z e Heihashi Mishima em Tekken.





                         

Essa foi a última luta de Robin Mask na série. Mesmo sem entender nada de japonês, essa cena emociona. Detalhe: ele venceu o homem mamute do vídeo sem usar os braços e pernas!





Número 2
Kinnikuman

O nosso grande herói Kinnikuman. Super forte, mas covardão, excêntrico, burro e, acima de tudo, escroto. Acredito que ele tenha dado origem ao típico protagonista cheio de traumas, que parece que vai carregar o estigma de perdedor pela vida inteira, mas que um dia descobre ter um grande poder e supera aos poucos todas as suas dificuldades. Esse é um conceito que com o tempo passou a ser utilizado à exaustão nos animes e tornou-se um tanto irritante. Mas ainda assim vejo personagens assim muito inspiradores para todos nós.
Kinnikuman nasceu no planeta Músculo, príncipe do seu mundo natal, caiu na Terra quando bebê, num dia que seu pai, o rei Mayuri, o confundiu com um porco! Com uma trágica origem dessas, quem diria que Kinnikuman tornaria-se um dos maiores heróis da história do Japão!





                           

Uma curiosidade: Kinnikuman é dublado pelo lendário Akira Kamiya, que faz as vozes de Ryo Saeba de City Hunter e Kenshiro (sim, ele mesmo) de Hokuto no ken.





Número 1
Geronimo

Aqui é um caso perfeito onde um esteriótipo pode ser usado de forma bem positiva. Também representado os Estados Unidos, temos um índio Apache e ele se chama Geronimo. Demais esse cara!
A criação e o conceito do personagem teve como base o Gerônimo história e a cultura e religião dos povos indígenas da América do Norte, o que é muito interessante já que é um tema bem pouco explorado.
Entrou no torneio sem o poder de um Choujin, mas valendo-se da sua habilidade e magia ainda venceu o poderoso Sunshine. Depois disso, passou por um teste de passagem do seu povo e tornou-se um Choujin.





                            

Esse cara é hardcore. Ele consegue fazer o coração, que parou dirante a luta, voltar a bater, o apertando com a mão! Pena que teve poucas lutas durante a série.

Posição suprema
Warsman

E a maior colocação de todas vai para o russo, ou melhor, soviético Warsman. Sem dúvidas o meu favorito. Warsman é um Robo Choujin, um tipo de ciborgue. E como tal, teve uma infância muito triste e sofrida em sua terra natal, principalmente devido ao seu rosto assustador. Mas, apesar de ser maltratado e hostilizado pelos outros, ele sonhava em crescer e tornar-se um defensor do povo soviético. De certa forma foi o que aconteceu, mas Warsman e outros Choujins daquele país eram usados pela KGB como armas vivas em sua guerra contra aqueles que se opunham ao governo comunista. Afinal, estavamos em plena Guerra Fria.
A vida de assassinatos e perseguições de Warsman mudou quando ele conheceu Robin Mask, que o acolheu como seu discípulo. Ele é responável por alguns dos combates mais brutais da série, como o em que eviscera Pentagon, o que decapta Teacupman e o da famosa lobotomização de Ramenman.
Ele também passa a integrar o time dos heróis após essa fase. É muito carismático e também com certeza serviu de inspiração para personagens de outras mídias.





                              

Eu acho que o Vega do Street Fighter pegou um pouco do estilo de luta dele (máscara e garras, além de ataques aéreos).
O seu conceito lembra um pouco o Omega Red na Marvel Comics, não é.







Pra finalizar, um jogo feito por fãs japoneses. O melhor feito por fãs sem dúvida e melhor do que muita coisa que se vê em matéria de fighting games ultimamente.





          

Se não me engano, não é um jogo tão difícil de se baixar. Já o tive uma vez, mas perdi tudo com um problema no computador, se não mandaria os links.


Até a próxima!


4 comentários:

  1. muito bom o texto!! parabéns! Primeira vez que os conheci foi com os bonequinhos coloridos de festa que sairam por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria conheci ressentimentos o anime 😎 comprei algumas miniaturas e amei

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...