terça-feira, 1 de novembro de 2016

TOP COMBATES CLÁSSICOS DOS ANIMÊS (NA TV)

 
Lembram-se de que houve uma era em que a TV aberta estava completamente tomada pelas animações japonesas em sua programação?
Mesmo com o fim da Rede Manchete, diversas outras emissoras investiram no tipo de atração.
E aquilo que estava mais do que presente no conteúdo destes animês eram as artes marciais. O sangue, a violência e as incríveis cenas de ação eram uma constante, para a nossa alegria e para o desespero de nossos pais e dos pseudo-psicólogos. 
O estilo Battle Shonen conquistou o público brasileiro e acabou tomando conta do imaginário popular como um sinônimo de animação japonesa. O lado positivo disso foi a popularização de um estilo fácil de conquistar fãs. O lado negativo foi a construção de uma mentalidade de que a animação japonesa se resume ao estilo pancadaria total, que já anda um tanto saturado.
Mesmo o estilo Battle Shonen é muito mais do que pancadaria. Seu conteúdo transmite valores impressionantes como o esforço para a superação de desafios aparentemente impossíveis, e o apoio da amizade para obter a vitória, além é claro da honestidade, respeito pelos mais velhos e a perseverança.
 
                                

Com a TV aberta trazendo de volta recentemente dois grandes clássicos como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco, o sentimento de nostalgia retorna mais forte do que nunca.
 
Segue agora uma pequena lista com alguns dos combates mais marcantes presentes em animês que marcaram a infância e a juventude de qualquer fã-Br. Muitos de vocês certamente se tornaram fãs daquela série, ou daquele personagem em especial, assistindo estes combates na TV:
 
 


                       

Digiescolhidos vs Apocalymon

Quando o infantil não é tão infantil assim!
Arrisco a dizer que a série original de Digimon foi um dos melhores animês a passar na TV aberta em nosso país. Personagens cativantes, vilões apavorantes e um enredo vibrante. Enfim, Digimon Tri resgata o elenco original do animê e trás aquela sensação de uma série de grande qualidade como era o clássico.
E esta batalha final dos Digiescolhidos contra Apocalymon foi uma das melhores finalizações já feitas para um animê.

Digimon entra para a lista apesar de nem sequer ser um animê envolvendo artes marciais, devido a qualidade deste combate final.
Afinal, como diria Kojiro Hyuga: "Futebol também é uma arte marcial!"
 
 
 


                        

Ken vs Vega/Balrog

Street Fighter II Victory, uma de minhas séries favoritas. Pude revê-la recentemente pela TV Brasil, e é tão boa quanto eu me lembrava.
A luta do Vega (ou Balrog), em sua versão mais violenta, insana e perturbada, contra Ken Masters é de longe a melhor de todas. Literalmente um massacre, uma carnificina que acompanhávamos todas as manhãs de Domingo ainda nos anos 90. Grandes tempos, sem a censura e o policiamento dos Politicamente Corretos.
 
 
 
 

                            

Kurama vs Shiguri

Todos os combates de Kurama eram memoráveis em Yu Yu Hakusho. Mas tenho como favorita a sua última batalha na série, que foi contra Shiguri no Torneio das Trevas, com movimentos incríveis e muita violência.
A última saga costuma ser a menos querida pelos fãs na maioria de qualquer animê de luta, mas considero a última saga de Yu Yu hakusho tão boa quanto as demais. Shiguri, Yomi e (é claro) Mukuro estão entre os melhores personagens criados por Yoshihiro Togashi.





                       

Chun-li vs Vega/Balrog

E por falar em movimentos incríveis e muita violência, Chun-Li é uma das razões que fazem o filme feito com o elenco de personagens do game Super Street Fighter II tão fantástico.
A deusa chinesa das artes marciais apanha MUITO, mas coloca o lutador espanhol taradão literalmente contra a parede.
 
E a cena do banho, heim...




 
                       

Yusuke Urameshi vs Shinobu Sensui

Sensui é um dos vilões mais complexos de todos os animês, ele não é simplesmente pirado ou demente, e a sua luta, embora um tanto demorada, foi particularmente épica.
Yusuke confronta o ex-detetive sobrenatural que é definitivamente o seu total oposto. O confronto entre os dois é o momento mais sangue nos olhos de toda a série. Brutal!
 
 
 
 

                       

Kenshin Himura vs Makoto Shishio

Kenshin Himura, o Retalhador Battsousai, o melhor espadachim da ficção, confrontando Makoto Shihshio, o vilão mais fodão de todos os animês. Não tinha como não ser um dos melhores combates animados em toda a história!
Pena que nesta época a censura já pegava pesado na TV aberta, e perdemos algumas das sequências mais incríveis deste combate.



                 
                       

Kid Músculo vs Kevin Máscara

Músculo Total (ou Kinnikuman Nisei) foi um animê que conquistou muitos fãs no Brasil. E isso mesmo com a série já vindo totalmente censurada e porcamente adaptada pelos norte-americanos (sempre eles!).
A batalha em questão é a última que foi adaptada para a animação, que foi o Kid Músculo contra o seu maior rival Kevin Máscara.
Uma das lutas mais empolgantes que tive a oportunidade de acompanhar. Simplesmente de tirar o fôlego. Esta luta tem um detalhe que muitos poderiam considerar como problema: foi muito longa, somando cerca de sete episódios!
Sete episódios que não me cansaram, porque a luta é realmente fantástica. E você não tinha certeza de quem seria o vencedor.
Para a adaptação em animê, a luta teve um final diferente do mangá, no qual Kevin Máscara terminava como vencedor.
Certamente optaram por tornar Kid Músculo o campeão no animê por ser ele o protagonista, uma vez que este seria o último capítulo da série animada. O medo de arriscar fugir dos clichês.   





                        

Ryu e Ken vs M. Bison/Vega

Meu filme de luta animado favorito!
Uma das lutas mais incríveis com os meus personagens de videogames favoritos!
Você certamente o viu na TV aberta (em alguma Band da vida). A nossa Dublagem é fenomenal. Jonas Melo nasceu para dublar o M. Bison (ou Vega). Mas a versão japonesa tem uma trilha sonora emocionante e uma interpretação particularmente foda para os personagens.
Acredito que a original vença!
 
 
 
 

                                     

Shiryu de Dragão vs Dragão Negro
 
Shiryu é o melhor cavaleiro de bronze. As lutas dele são as mais memoráveis de todas.
Shiryu vs Algol de Perseu, Shiryu vs Shura de Capricórnio, Shiryu vs Krishna de Crysaor. Estes combates não tem comparação dentro da série.
Mas aquele que mais me marcou, e foi responsável por me tornar fã do personagem (e talvez também a maioria das pessoas que até hoje curtem o Shiryu) foi o combate contra o Dragão Negro, ainda no início da série.
Trilha sonora, violência, movimentos de artes marciais dignos de um Bruce Lee. Não tem como não se emocionar com o sacrifício do mais santo dos santos de bronze.





  

Son Goku vs Piccolo

Revendo a série original de Dragon Ball através do Tooncast, vejo o quão Akira Toriyama estava inspirado naquela época.
Este combate final entre Goku e Piccolo é uma das pancadarias mais alucinantes que já tive o prazer de acompanhar.
Em entrevistas, Akira Toriyama afirmou que esta é a sua luta preferida. E de fato há muitas características que tornam Goku vs Piccolo o melhor combate de toda a história de Dragon Ball: movimentos impressionantes, nada de transformações, e muito sangue e gore!  

                     

E a finalização do combate foi especialmente emocionante. Goku vinha de duas derrotas nas finais dos últimos Torneios de Artes Marciais dos quais participou, e enfrentando a reencarnação do Rei dos Demônios, ele realiza o seu sonho de ser o campeão do torneio, e ainda salva a Terra.






    

Hors Concours
Son Goku vs Freeza

Quando a duração absurda de uma batalha poderia significar defeito, mas acaba por torná-la memorável...
O maior meme dos animês de luta merece o lugar de maior destaque da lista. Não apenas pela luta em si, mas também por todos os significados que ela carrega. Uma verdadeira Space Opera!




     


Menção Honrosa
Kenshin Himura vs Shogo Amakusa

Uma menção honrosa para Kenshin vs Amakusa.
Esta é, na minha humilde opinião, a melhor saga filler já feita para um animê.
Esta saga consegue o que raramente, ou talvez nunca, uma saga filler seria capaz de fazer.
Ela trás um enredo bem bacana, um vilão extraordinário que é Shogo Amakusa, baseado em uma das figuras históricas mais interessantes de todas (Amakusa Shiro Tokisada), e ainda preserva os personagens, salvando-os de descaracterizações.
 
Por que então apenas uma menção honrosa?
Simplesmente porque Kenshin Himura vs Shogo Amakusa é a melhor luta que você nunca viu!
Ou você se lembra da luta com tantos detalhes graças aos inúmeros cortes da censura na TV aberta? 

Um comentário:

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...