quinta-feira, 18 de junho de 2015

ANALISANDO A FUSÃO POTARA DE GOKU E VEGETA


Eu curto muito Dragon Ball. Faz parte da minha vida. Faz parte da vida de todo mundo.
Mas eu sou um fã chato. Acho os OVA's da série legais, os filmes são ótimos, mesmo os modernos Battle of Gods e Fukkatsu no F. Entretanto considero Dragon Ball "apenas" a primeira fase (com o Goku ainda criança) até o finalzinho da saga de Majin Boo (quando Goku vai embora para treinar o Ubuu). Ainda estou um pé atrás com Dragon Ball Super (Não faz sentido Goku enfrentar anos antes os Deuses da Destruição e ainda esperar ansiosamente por uma nova batalha contra Majin Boo reencarnado como uma criança). Por isso quando falo de Dragon Ball costumo pensar mais nestes clássicos. E esta postagem analisa justamente um ponto interessante na rivalidade entre Goku e Vegeta, uma das maiores de toda a história das produções japonesas.
Algo que pode ter passado desapercebido para os fãs foi o subtexto presente na série após a épica fusão de Goku e Vegeta através dos brincos Potara, as poderosas relíquias dos Kaioshins, e o surgimento de Vegetto.

As personalidades de Goku e Vegeta são completamente opostas, suas convicções, crenças e moral são radicalmente conflitantes com relação às batalhas, e também foi dito que a rivalidade deles foi um dos fatores determinantes para o grande poder herdado por Vegetto.
Percebemos em determinado momento que Vegeta parece um pouco diferente, sua arrogância foi sendo atenuada, e ele também pareceu adquirir mais sabedoria. Uma teoria pode ser levantada a respeito destas mudanças: provavelmente a fusão Potara ajudou Vegeta a compreender o amor e a motivação de Goku para com as lutas, aos poucos ele foi aceitando a ideia da existência de um saiyajin que tem paixão pelas batalhas apesar do seu coração bondoso. E isso ficou claro quando da célebre cena em que o príncipe dos furries espaciais saiyajins discursa de forma sincera e profunda admitindo a superioridade de seu rival ("Kakarotto, você é o número 1"). Foi uma experiência de aprendizagem para Vegeta que gradativamente mudou sua perspectiva e maneira de pensar.

No entanto, há muito para ser analisado sobre a relação da fusão e o desenvolvimento de ambos os personagens. E, depois de rever o animê infinitas vezes, ler o mangá, e conhecer as diferentes opiniões de nerds e analistas impressionantes, encontrei uma visão mais sólida sobre os personagens Goku e Vegeta como indivíduos separados, e agora vejo não apenas um Vegeta, mas também um Goku muito diferente. Os dois podem ser reinterpretados após o episódio da fusão.
Se foram as reais intenções do autor Akira Toriyama, nunca saberemos. Mas considerando o caminho da sua escrita, vocês podem escolher ver esta teoria como algo que não passa de um mero delírio ou uma ideia surpreendentemente sutil. E muito do que pode provar a teoria está presente inclusive em filmes recentes.

Logo depois que eles se separaram dentro do corpo de Majin Boo, Goku parece desenvolver uma estranha obsessão pela fusão. Ele também fica mais reclamão e insistindo o tempo todo que a fusão com o Vegeta era o caminho mais indicado para derrotar o demônio que poderia destruir todo o universo. Sua atitude é suficiente para fazer o público levantar as sobrancelhas e pensar: "O que há de errado com você, Goku?". Enquanto por outro lado ninguém tem problema com a obstinada resistência de Vegeta.


Esta foi a primeira vez, Goku estava reclamando da atitude de Vegeta e chama várias vezes a atenção do seu rival.



Note também que Goku está mais preocupado e cético, enquanto Vegeta mostra uma atitude mais otimista e relaxada. Nas batalhas antes do Potara, Goku encorajava seus companheiros com várias frases de efeito, enquanto as palavras que repreendiam e as análises calculistas eram praticamente todas de Vegeta.



A segunda vez, Goku nem mesmo tenta ser sutil. Vegeta, que acredita não necessitarem mais da fusão, dá bronca para tomarem medidas de imediato e assim salvarem a todos os que foram absorvidos por Boo.
E desde quando alguém já precisou chamar a atenção de Goku em um momento tão decisivo? Sério mesmo, durante a saga de Cell, caso alguém recusasse a ouvir a sua opinião, a resposta de Goku para isto seria apenas um: "Ah... falou." Mas aqui, mesmo com a recusa de Vegeta, ainda podemos ver um Goku preocupado e com uma ideia fixa na fusão.
O sempre durão Vegeta por outro lado está muito centrado no problema do presente momento e não em coisas como o seu orgulho, como era do seu costume. 



O Goku antes do Potara poderia ter suas preocupações e nem sempre um plano seguro para vencer um adversário, mas ele nunca foi do tipo de um Kurillin para chamar a atenção de alguém por seus erros passados. A atração de Kurillin pela Androide 18 e a arrogância de Gohan causaram a sua morte, mas ele os apoiou e aconselhou para nunca se abaterem com o sentimento negativo da culpa.
E aqui Vegeta nem sequer estava fazendo qualquer mal, ele estava apenas sendo "Vegeta". Mas Goku leva tudo para o lado pessoal e culpa o seu rival por estarem naquela situação.

E foi assim daí por diante. É meio assustador ver um cara tão despreocupado como Goku agindo assim. Ele era um sabe-tudo, um gênio das lutas, mas aqui gasta o seu precioso tempo pensando em algumas formas de resgatar os outros e ainda enfrentar Boo, irritando Vegeta mais do que de costume. E todos nós sabemos que a irritação do Vegeta não é tão condenável. Afinal, Goku pode ser o nosso herói, mas a sua ingenuidade, mesmo sendo o seu lado mais simpático, pode realmente tirar alguém do sério.


Mais tarde, Goku pela enésima vez reclama por Vegeta não ter aceitado fazer a fusão, mesmo após saírem do interior de Boo e tomarem a decisão de lutar um-contra-um.
Goku admitia que poderiam ter acabado com Majin Boo se tivessem permanecido como Vegetto.


É estranho para mim o jeito como Goku culpou Vegeta e o modo como o príncipe dos saiyajins limitou-se a ignorá-lo, sem levantar a voz mais do que uma vez, mesmo quando eles encontravam-se em uma situação de vida ou morte. Isto simplesmente não é como as velhas intrigas entre Goku e Vegeta.

E a estranheza continua em Battle of Gods:


Em uma das cenas deletadas do filme, após ser derrotado por Bills em sua forma de Super Saiyajin 3, Goku pensa que deveria fazer novamente uma fusão com Vegeta, mas logo chega a conclusão de que talvez nem isto fosse o suficiente para vencer.
Pois é, e eu sempre gostei de ver o Vegetto como o ser mortal mais foderoso de TODO O UNIVERSO.

Claro que nesta cena do filme Goku disse aquilo apenas para mensurar o poder de Bills, mas lembrem-se de que isto veio do mesmo cara individualista que sempre deseja ter uma luta justa um-contra-um com qualquer adversário mais forte, e geralmente se recusa a receber ajuda, a menos que a situação seja realmente extrema, como a Terra encontrando-se a ponto de ser destruída. Assim, o fato de Goku mencionar a fusão naquele momento apenas reforça a ideia de que fora algo que ainda não conseguira superar.

Para dizer isto de uma forma mais filosófica, já foi considerado por muitos analistas (fãs de DBZ) peritos no assunto que Goku é a personificação Budo-taoísta da "consciência do vazio".

Nós concordamos que Goku estava perfeitamente bem com a ideia da fusão, mesma com a estilo Metamoru, que requer aquela dancinha idiota, porque ele não está vinculado a qualquer tipo de dúvida ou orgulho estúpido. Enquanto Vegeta se recusou a fazer tal fusão porque ele é o oposto total.
Goku sabe como deixar de lado o seu orgulho, a dúvida, e é capaz de deixar a sua mente ficar em branco, não se preocupando com a sua auto-imagem. Ele está mais aberto a aceitar, e disposto a aprender. Sempre transmitiu muita confiança e respeito para com os seus amigos e, de fato, mesmo para com Vegeta, ouvindo a sua história e compreendendo as motivações dele durante a saga de Freeza, e quando concordou em permitir que o príncipe dos saiyajins entrasse na Sala do Templo para treinar antes dele durante a saga de Cell.
Goku estava "vazio" antes da fusão. Depois daquele evento mítico, sua mente recebeu, ainda que de uma forma forçada, a mente de Vegeta. Agora o saiyajin criado na Terra não está mais "vazio", e, como ainda carece de uma auto-crítica, desenvolveu gosto pela técnica que lhe trouxe um tipo de "novo ensinamento".

Vegeta por outro lado, aqui me refiro ao momento pós-fusão especialmente, tem muito em sua mente. Ele viveu desde sempre sentindo vergonha por tudo o que passou, pelo regime de semiescravidão que enfrentou quando trabalhou para o próprio tirano que massacrou o seu povo, buscando vingança e recuperar a sua honra e o seu orgulho ferido.
A fusão com Goku foi como forçar algum vazio em sua consciência. A mente de Vegeta está cheia de muitos sentimentos, desagradáveis ou mesmo agradáveis (como já dito, ele tem muito do que se orgulhar). O príncipe dos saiyajins assim não está tão aberto a receber ideias e conhecimentos novos. Seria necessário que esvaziasse a sua mente como a de seu rival.

Após Goku e Vegeta saírem do interior do monstro criado por Bibidi, há uma "troca de scripts" entre eles. 

Goku aparece mais analista, enquanto Vegeta tende a tomar decisões rápidas e está mais flexível e silencioso. Isto é, quando a última e mais perigosa forma de Majin Boo começa a gritar, sacudindo o planeta Terra inteiro.



E de fato é Vegeta quem salva a Terra da destruição pelo poder de Boo no último segundo.
Quando vi isso pela primeira vez, eu pensei: "Caralho! O Vegeta salvou o dia! Ele é mesmo um cara legal!" Mas hoje eu penso: "O que estão fazendo com o Goku? O que ele estava pensando para ficar paradão num momento como aquele?"

Ao longo da série, muitas questões impediam Vegeta de agir de uma forma rápida e flexível e responder a situações chocantes e desfavoráveis. Ele questionava inclusive a si mesmo em seu orgulho e seus delírios.
Pelo contrário, Goku não pressionava seus pensamentos subjetivos, ele se adaptava, e isto refletia em ações mais rápidas e precisas. Ele lidava com a dor e o choque muito bem, com paz interior ou raiva reprimida. Mesmo depois de perceber o seu erro de deixar Gohan se machucar enfrentando Cell sozinho ou depois do vilão transformar-se em uma bomba para destruir todo o planeta, ele imediatamente tentou desfazer o mal. Ele simplesmente flui.




Então, ver Goku fazer as vezes de Vegeta, enquanto este reage a tudo tão bem, é realmente estranho. E a estranheza continua.



O velho Vegeta costumava ser assim: um homem mal-humorado, imaturo emocionalmente, que é tão confiante de seu poder e habilidade, que não consegue entender e aceitar quando as coisas não saem como quer, e quando ele percebe que não terá o que deseja, rapidamente é dominado por um acesso de raiva ou perde o espírito de luta. Mas aqui nós estamos vendo um Vegeta verdadeiramente confiante, destemido e ousado, facilmente confundido com Goku.

Quando Boo finalmente usa o seu poder para explodir todo o planeta, felizmente eles foram capazes de escapar com a ajuda do Kaoishin do Leste, chegando ao planeta supremo dos Kaioshins. E foi quando esta cena aconteceu:


A dita cena também acontece no mangá, mas particularmente adoro a forma como ela foi retratada no animê. É uma das minhas favoritas da animação. Era o ponto onde Vegeta começa a ser mais tolerante e racional, ou mesmo pacífico. E o ponto onde Goku começa esta tendência constante de se justificar repetidamente, desculpando-se na frente de Vegeta.

O comportamento de Vegeta, como o de qualquer pai normal, é justificável, pois ele acabou de perder o seu filho, e logicamente culparia Goku. E agora tente imaginar o que o Vegeta "pré-Potara" iria pensar sobre a perda de seu filho ("Meu sangue real tem sido desperdiçado, é tudo culpa sua, você tem que pagar por isso!!!"). Aqui sua raiva era apenas... normal. E depois disso, com exceção de quando testemunhou a estupidez do Mr. Satan (um dos "inúteis que não prestam pra nada" salvos por Goku no lugar do Trunks e dos outros), ele nem sequer culpa mais Goku. A única razão pela qual ele está com raiva é o fato das Esferas do Dragão também terem desaparecido.
Este é um desenvolvimento emocional que eu acho muito difícil para Vegeta ganhar em tão pouco tempo se não fosse por ter estado fundido com Goku, adquirindo um pouco da sua calma e natureza pacífica.

Ao mesmo tempo, enquanto Vegeta é estranhamente contido com relação a toda a merda que aconteceu, Goku está se sentindo culpado. E mais outra coisa estranha, Goku fez tudo que o podia, ele salvou todos aqueles a quem pode, não importando quem eram, e isso foi altamente moral da sua parte. Por que ele iria se sentir culpado? Bem, qualquer um se sentiria triste e culpado aqui, seus filhos Gohan e Goten também não puderam ser salvos. Mas o estranho é ele evitando os olhos do Vegeta, um tipo totalmente diferente de culpa que vai completamente contra quem ele era. O velho Goku seria corajoso o suficiente para olhar nos olhos das pessoas e dar uma verdadeira desculpa quando percebesse que fez algo de errado com elas. Goku nunca sentiu vergonha de si mesmo.
Minha observação aqui é que Kakarotto não está se sentindo culpado pelos outros, mas por si mesmo. Por que ele está tão inseguro? Será que é por causa de Vegeta, uma presença que invadiu sua cabeça, que está na frente dele?



Quando da batalha final contra Majin Boo no planeta supremo, os deuses Kaioshins sugeriram que eles se fundissem novamente, mas aqui Goku desiste da ideia da fusão, julgando não ser indicado para aquele momento (Boo também não estava fundido com mais ninguém).
Goku ainda disse "Não é assim que fazemos as coisas", agora definitivamente aceitando que ele é um saiyajin assim como Vegeta. E seu rival fica feliz com isso. Finalmente se livrou dos piolhos do Kakarotto.


Goku está se comportando como um saiyajin. No entanto, foi grande a surpresa de Vegeta quando descobriu que Goku não faz isso por respeito a ele. A sua real intenção era mostrar e exercer o seu poder para que Vegeta pudesse testemunhá-lo.



Olhem para o rosto arrogante e presunçoso de Goku naquele momento. Será que ele desejava apenas obter a glória para si mesmo? Além disso, ele fez questão de explicar para o seu rival o motivo de suas ações na luta contra o primeiro Majin Boo, afirmando que a sua forma de Super Saiyajin 3 é tão incrível que certamente poderia ter vencido o inimigo.


Foi um comportamento diferente em comparação com quando ele falou sobre o Super Saiyajin 3 e as suas intenções para Piccolo. Ele estava apenas afirmando um fato, mas aqui ele está claramente provocando Vegeta, e ainda fica aborrecido ao perceber que seu rival não estava escutando.
O Goku "Pré-Potara" nunca demonstrou tanta presunção, e agora parece estar inseguro sobre si mesmo diante de Vegeta, e por isso precisa ser notado.

Por outro lado, foi durante este combate decisivo que Vegeta finalmente aceita a superioridade de Goku, ele compreendeu que não era pário para Majin Boo e desejou que seu rival fizesse o seu melhor, pois o destino de todo o universo estava em suas mãos.



Vegeta encoraja Goku a usar todos os seus poderes de Super Saiyajin 3. Ele acreditava que Kakarotto não conseguia vencer porque estava inibido e preocupado com a presença do príncipe da sua raça, por isso não estava lutando como um verdadeiro saiyajin. Então Vegeta sugere para não se importar com tão pouco e que destrua aquele demônio de um vez por todas.
O velho Vegeta pensaria algo como: "Muhahahah, ele se curvou para mim, como deveria ser" ou "Tch, lixo sentimental".


Mas Kakarotto negou serem aquelas as suas aflições, ele não estava preocupado com Vegeta. De fato, tudo o que tinha em mente naquele momento era a sua batalha contra Majin Boo.


O motivo para Goku não liberar todo o seu potencial, não era por pensar em Vegeta. E o fato de ter iniciado a batalha só para se mostrar pode soar um tanto egoísta e irracional para o saiyajin criado na Terra que tanto admiramos. 
Goku simplesmente precisava de tempo para reunir o seu poder, porque o Super Saiyajin 3 consumia muito das suas forças e ele não conseguia chegar ao máximo necessário para destruir Boo. E deixou Vegeta de fora da luta simplesmente porque tinha certeza de que o príncipe não era pário para o inimigo, mas preferiu o silêncio e deixou isto apenas nas entrelinhas.
Depois que Goku percebe que estragou tudo, fica racionalizando a si mesmo e os seus erros, como se ele estivesse falando consigo mesmo, em vez de Vegeta. 
Ao mesmo tempo, Vegeta entende a mensagem de que Kakarotto não quis envolvê-lo naquela luta por conhecer os seus limites, mas ele não fica nem um pouco aborrecido e decide lhe dar uma mão. Enquanto Goku descansaria para recuperar o seu poder, Vegeta enfrentaria Boo durante o tempo de exato 1 minuto, o necessário para seu rival reunir suas energias.
Duvidam ainda da mudança repentina de Vegeta?



E continua. Vegeta passou por um verdadeiro martírio para deter Majin Boo e quase morreu pela segunda vez, mas de nada adiantou a sua ajuda porque Goku estragou tudo, seus poderes não voltaram e ele perdeu toda a sua força! Entretanto Vegeta não disse nada sobre o assunto. Ele permaneceu frio e paciente, perdoando aquele erro. E ainda consegue sorrir mais tarde.

Enquanto isso, Goku está novamente justificando a sua incompetência e repreendendo a si mesmo. Em seguida, ele fala como um lutador arrogante, do modo como o Vegeta na saga Freeza faria.

Para piorar ainda mais, depois do Potara, Vegeta ficou fazendo caretas estúpidas como... :


Enquanto Goku... :

Realmente, quem são esses dois novos personagens que nos apresentaram? Existem teorias de que cada um pudesse ler os pensamentos do outro depois de terem se fundido, e eles compartilham agora um vínculo inquebrável. Foi afirmado no início por Dai Kaioshin que a fusão Potara era eterna, porém Goku e Vegeta foram inexplicavelmente separados após serem absorvidos pelo corpo de Majin Boo. Talvez, mesmo que não dividam mais o mesmo corpo, a fusão deles permaneça eterna em um outro sentido.
A fusão deu à luz a um Goku mais certo de sua identidade (vide a sua provocação ao deus da destruição Bills em Battle of Gods logo que se conheceram) e a um Vegeta iluminado com uma atitude mais positiva como era a de seu rival.

Ambos os personagens são fascinantes em termos de personalidade para mim, como um leitor e um fã deles, durante toda a série antes e depois da fusão Potara.
Certamente há mais na fusão Potara do que o ser mais poderoso do universo. Quando eles estavam em fusão, as atitudes e estilo de Vegetto mudavam descaradamente em pleno combate contra Boo. E agora que não estão mais juntos, cada um pode compreender o outro como a palma da sua mão.
Vegeta teve o seu melhor momento ao aceitar Goku como o melhor lutador, e por isso decidiu continuar a se dedicar para ainda poder competir com ele, Enquanto Goku saiu da fusão como um lutador mais racional.


O que acharam da teoria? Dai Kaoishin tem muitas coisas para explicar.

3 comentários:

  1. Muito boa análise, parabéns pelo trabalho, me fez ver coisas novas que não tinha percebido.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que de longe isso passou despercebido por mim , mais sempre tive duvidas em relação ao comportamento do goku nas lutas, tipo , sera que ele ta usando o poder maximo ? ele ta brincando ? mais as lutas acabavam muitas das vezes e o goku nao falava nada a respeito .Uma coisa e fato , o goku sempre se preocupa com seus familiares amigos e rivais , por isso ate mesmo durante a saga boo , abriu mão de derrotar o inimigo , para dar chance a fusão dos garotos,como se nao confiasse mais no seu poder , isso aconteceu durante os eventos de cell , onde percebeu uma imensa diferença de poderes em relação a gohan , e então durante um tempo decidiu deixar tudo nas mãos do seu filho , tanto que praticamente suicidou em vão.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...