terça-feira, 9 de outubro de 2018

ULTRAMAN E OS MONSTROS MAIS PERTURBADORES DA SUA FRANQUIA


A franquia Ultraman, a mais apaixonante dentro do gênero Tokusatsu, devido a sua vasta "mitologia", suas centenas de personagens carismáticos e bem trabalhados, e por flertar abertamente com o gênero da ficção científica, apresentou, desde a estréia da série Ultra Q em 1966, milhares de kaijus (os populares monstros alienígenas gigantes) que conquistaram o Japão e o mundo.

Criado pela lenda dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya e a companhia que ele montou para esse propósito, o Ultraman é um gigante humanoide de 40 metros (ou mais) de altura, natural da “Terra da Luz” na distante Nebulosa M78, que se manifesta normalmente através de um “hospedeiro” humano e exibe uma ampla gama de poderes, incluindo voo, uma infinidade de raios energéticos, habilidades telecinéticas e manipulação de matéria.


Conheça Eiji Tsuburaya, o "Rei dos monstros".

Cada nova série tem a introdução de um novo Ultraman, pois este vem de uma grande família altruísta disposta a defender as pessoas contra monstros em qualquer lugar do universo.
O conceito de "família" foi introduzido a partir da série de Ultraman Taro (1973) com a introdução da  Ultra Mother, a primeira integrante feminina da raça de guerreiros Ultra. Ultramother é a esposa do Ultra Father (apresentado em Ultraman Ace), e os dois são os pais biológicos de Ultraman Taro e os pais adotivos de Ultraman Ace. Além disso, também foi criado o grupo super-heroico conhecido como Ultra Brothers formado pelos Ultramen apresentados até então: Ultraman, Zoffy, Ultraseven, Ultraman Jack, Ultraman Ace e Ultraman Taro.
A ideia de família pode ter desagradado alguns fãs, pois antes disso, víamos os guerreiros Ultra como uma espécie de "manifestação divina". (Mas se existe um Ultra Father, certamente também existiria uma Ultra Mother, não concorda?). Eu assisti a todos os seriados clássicos. E gostei também do Ultraman Taro.

Classificadas como entretenimento orientado para a família, cada nova série varia um pouco os trunfos básicos e muda frequentemente o tom da franquia. Um dos Ultramen, Ultraman Zearth, estrelou dois curtas-metragens em meados da década de 1990 que eram cômicos por natureza. Ultraman Nexus de 2004 foi parte de uma reconceituação da franquia que resultou em uma série que era sombria, adulta e complexa. Os subsequentes programas de TV voltaram para a colorida “esfera da família” e assumiram uma postura um pouco retrô, embora totalmente autoconsciente.
Lançamentos recentes de cinema, no entanto, tornaram-se cheios de ação, violentos e surreais, apelando para o público adolescente e jovem/adulto, bem como para os fãs mais velhos.


Ultraman Mebius e os Ultra Brothers.

Às vezes os Ultramen se juntam para lutar contra os exércitos de seres malignos, como em Daikessen! Cho Urutora Hachi Urutora Kyodai (dirigido por Takeshi Yagi, em 2008). Há vilões recorrentes, tanto alienígenas sencientes quanto monstros desenfreados. No entanto, em Ultraman Cosmos de 2001/2002, a Tsuburaya Productions decidiu adotar uma abordagem diferente, este Ultraman era um Ultraman mais gentil, forçando, em certo sentido, uma redefinição da ideia de força. Cosmos e seu hospedeiro humano (Musashi, interpretado por Takayasu Sugiura) consideraram que os monstros ocupam um lugar legítimo no esquema das coisas. O mundo é deles tanto quanto da humanidade, e a luta pelos humanos, portanto, torna-se uma forma de encontrar uma maneira de evitar a destruição inevitável que o kaiju causa sem realmente matar ou feri-lo gravemente. Isso cria conflitos internos e coloca "as Forças de Defesa da Terra" em conflito com os membros das unidades militares mais tradicionais do país. Há falhas inevitáveis ​​e trágicas. No decorrer de sua longa execução, o programa conseguiu examinar as muitas implicações desse tema, incluindo o dilema ético inerente à autodefesa, ou seja, como você resiste à violência sem recorrer à violência e em que circunstâncias ela é simplesmente inevitável?


Difícil acreditar que Ultraman Taro e Zoffy foram derrotados por um"galo"
(Birdon). Nesta cena, o sortudo do Zoffy relaxa no peito da Ultra Mother 😈

Um certo super-herói prateado gigante, entretanto, não seria regular dentro da franquia até a segunda série de televisão, a partir da qual tem sido um protagonista constante em várias encarnações desde então.
Os monstros, por outro lado, são um show a parte, talvez o maior atrativo da série. Estas criaturas horripilantes sempre estão roubando a cena do herói, e demostram um grande carisma, seja para vender brinquedos ou ainda fazendo parte do imaginário popular dos fãs da série. Com seus desenhos bastante variados e estranhos poderes, a maioria das histórias do Ultraman não seriam as mesmas sem estes vilões.

Curiosamente, os monstros do "Ultraverse" tornaram-se alguns dos mais estranhos que você pode imaginar. Répteis mutantes gigantes de todos os tipos (o mais comum), bolhas venenosas, grandes caracóis deformados que disparam raios laser de seus talos oculares, insetos de múltiplas cabeças, gigantes de aparência bovina, grandes monstros oculares em pernas bambas e minúsculas, quimeras elefantinas, mega escorpiões malformados com raios da morte, e todos os antagonistas da série Ultraman Taro. Enfim, o desfile de absurdos monstruosos é infinito.

O Episódio 29 da série Ultraman Max de 2005 traz o seguinte questionamento: "Por que os monstros continuam aparecendo?"


Ultraman Max: O Bom, o Mal e o Godzila. 

Durante o período total das série Ultra e filmes, várias abordagens para responder a pergunta foram oferecidas. Algumas destas são muito o que esperamos, analisando temas comuns de outros daikaiju eiga (filmes de monstros gigantes), elementos de tramas que envolvem mutação nuclear, poluição ambiental e invasão alienígena.

Depois de chegar a um nível avançado de desenvolvimento, a humanidade deve enfrentar o seu julgamento por monstros, onde estes monstros são metáforas para os problemas causados ​​pela tecnologia e por uma população em expansão. Outras respostas são muito mais auto-referenciais e ainda mais metafísicas. No decorrer do episódio acima mencionado de Ultraman Max, é oferecido o seguinte:

1. Uma visão metafórica: kaiju e sua natureza destrutiva são uma função da instabilidade geográfica única do Japão. Eles representam o medo dos terremotos.

2. Uma visão existencialista: os kaiju simplesmente existem e isso é tudo. Não adianta questionar sua existência. Eles são um fato da natureza.

3. Uma visão sociológica: os kaiju foram imaginados desde tempos antigos e se tornaram um componente central da psique japonesa.

4. Uma visão metafísica: os kaiju são uma imagem de grande poder e despertam a imaginação de tantas pessoas desde a infância - um tempo em que nosso poder individual está em um ponto baixo. E os monstros se manifestaram através da psique humana da gestalt nesta realidade.

5. Em suma, o seriado diz que pode não haver uma resposta.

No entanto, a estrutura narrativa do próprio episódio 29 de Ultraman Max oferece sua própria resposta, fazendo referência aos primeiros seriados do Ultraman através de aparições dos membros do elenco original e do uso de monstros dessas séries iniciais.
Os monstros continuam aparecendo, e isso sugere que tudo o que acontece é sobre o Ultraman: um herói gigante vindo do espaço, unido a um grupo de defensores humanos, lutando contra grandes monstros da Terra, do espaço exterior, de outras dimensões ou, de qualquer forma, de algum lugar. Este seriado é uma variante da daikaiju eiga, ou filme de monstros gigantes, sub-gênero do cinema de fantasia japonês, e sem os monstros (ou, mais corretamente, kaiju), não há Ultraman. Então, é claro, os monstros devem aparecer. Eles não têm escolha.


Mas, mais do que isso, os monstros são o que os espectadores querem, e eles os querem com um entusiasmo eterno há mais de 50 anos.

Há um outro aspecto a mencionar: uma visão ritualista, por assim dizer, o ritual do monstro que aparece semana após semana, do Ultraman lutando contra ele, e de todos os detalhes e variantes do enredo intermediário. Não é apenas repetição. A repetição acontece quando simplesmente recria as mesmas estruturas por falta de imaginação por parte dos criadores, com pouca variação essencial e nenhum compromisso real.
O ritual segue os padrões de base arquetípicos para expressar o significado, e incentivar a meditação sobre esse significado, através da realização de certas ações simbólicas. Ele abraça o público, faz com que eles se sintam confortáveis, oferecendo uma base sobre a qual a imaginação criativa de seus criadores pode construir uma estrutura de variações rica e divertida sobre o tema. Esse é um dos principais objetivos que servem os monstros da Ultraman.


Claro, toda essa racionalidade auto-referencial sugere uma espécie de sensibilidade para adultos em desacordo com os principais grupos demográficos do programa. Mas esse é um dos apelos de Ultraman. Tal como acontece com os programas de ficção científica e fantasia de longa duração como Dr Who, a franquia Ultraman apela às crianças em um nível básico, mantendo o apelo da história suficientemente variável e sofisticado para manter os adultos interessados ​​também. Como uma generalização, parece-me que os japoneses são muito bons nisso. Eles habilmente tocam a criança no adulto e são capazes de explorar a curiosidade da nossa criança interior pelo incrível.
Isso significa que o programa raramente se arrasta para as profundezas mais sombrias da natureza humana (embora toque algumas vezes) e a maior parte de sua história moderou a violência com absurdo de desenho animado. Na verdade, revelando-se no absurdo, consegue criar uma estrutura metafórica única, energética e bem divertida para todas as idades.

Pode-se também argumentar que um alto número de criaturas funcionaria ao longo das séries, tornando-as mais atraentes, trágicas, engraçadas e extravagantes, com várias destas francamente horríveis. Vamos agora a lista das criaturas mais aterrorizantes e perturbadoras que a família Ultra já confrontou:




MUSHRA
SÉRIE: Ultraman Taro

No início do episódio 31 de Ultraman Taro, Mushra é um cogumelo gigantesco e flocado que brota debaixo de uma cidade, causando estragos nas casas em todos os arredores. Quando supostamente é destruído, os seus esporos infectam o abastecimento de água local e transformam milhares de pessoas em escravos zumbis com cabeça de cogumelo (???).
O design de Mushra é um pouco bobo e os cogumelos-zumbis causam risos nervosos ao telespectador, mas não há como negar o horror subjacente à situação, possivelmente uma referência ao famoso filme de horror japonês Matango (1963).


Mantago (1963)

O supracitado filme foi parcialmente baseado no conto de William H. Hodgson, The Voice in the Night, e é sobre um grupo de náufragos em uma ilha que são involuntariamente alterados por uma espécie local de cogumelos mutagênicos. Foi quase banido no Japão porque suas representações de humanos alterados tinham uma semelhança com as vítimas dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki (!).




CYCLOMETRA
SÉRIE: Ultraman Dyna

No episódio 3 de Ultraman Dyna, quando os pesquisadores descobrem um ninho de alienígenas semelhantes a vermes, todos, exceto um, são exterminados. O sobrevivente eventualmente encontra um outro monstro gigante, Grossyna. Este era um monstro que apareceu pela primeira vez há 10 anos e foi detido pela GUTS / TPC.
No entanto, ao longo dos anos, o corpo de Grossyna ainda tinha que apodrecer e foi encontrado pelo único Cyclometria sobrevivente. Agindo como um tipo de parasita então ele se arrasta para o corpo do gigante monstro Grossyna morto e o revive.

No inevitável confronto com Ultraman Dyna, o herói gigante precisou fazer um buraco no corpo de Grossyna, explodindo assim o Cyclometra dentro do corpo do hospedeiro, emergindo momentos antes da sua destruição (o que foi bem repulsivo).





BACKACOON
SÉRIE: Ultraman Neos

Backacoon é o kaiju que aparece no episódio 5 de Ultraman Neos, e ele quase parece um remake de Mushra.
Assim como o seu antecessor, tudo também tem início com o aparecimento de um enorme cogumelo no meio de uma cidade, mas que revela sua verdadeira forma quando atacado.


A barata alienígena gigante Shildoban

Em vez de assumir seres humanos, no entanto, o Backacoon usa o seu ramo de raízes para penetrar o cadáver apodrecido de Shildoban, um monstro que tem a forma de um tipo de barata gigante, morto no episódio anterior ao ter ser corpo rasgado por um míssil disparado pela equipe HEART.
Eu sei, esta não parece ser uma dupla com algum igual em outras séries da família Ultra. E você sabe como não pode dar errado uma combinação de fungos com insetos zumbis. Basta perguntar a Pokemon.




BIZAAMO
SÉRIE: Ultraman Tiga

Capaz de invadir e manipular a eletrônica como um vírus de computador orgânico, o Bizaamo é uma forma de vida artificial programado para se multiplicar em todo o cosmos, sendo apresentado no episódio 31 de Ultraman Tiga.
Bizaamo foram criaturas criadas para neutralizar o efeito estufa causado pela poluição em um planeta alienígena. No entanto, as criaturas foram mal programadas e continuaram produzindo oxigênio até que tudo no planeta morresse. Uma vez que a atmosfera do planeta foi completamente transformada em oxigênio, Bizaamo fugiu do planeta morto em um meteoro de cristal, procurando continuar com sua programação, e pousou no Pólo Sul. Depois de ser descoberto pela TPC, Bizaamo foi estudado, mas sua expulsão pesada de oxigênio envenenou os cientistas (Enrico Pucci style), impedindo-os de estudá-lo mais.


Os pedaços do Bizaamo eca.

Inicialmente se manifesta como pedaços de tecido gelatinoso rastejando e mudando de forma, capazes de imitar outros seres vivos e absorver eletricidade.
Quando chega a hora da grande briga do episódio, um único Bizaamo se transforma em um gigante parecido com estrela do mar (!).




METRON
SÉRIE: Ultraseven

Descrito como um "monstro de alucinações", o Metron é um visitante alienígena de aparência surreal e está envolvido em uma trama tão nefasta quanto surreal. Funciona como um tipo de anúncio de utilidade pública.
Sua primeira aparição - primeira, porque aparecem outras versões deste kaiju em outras séries Ultra - acontece no episódio 8 de Ultraseven, onde ele toma a forma humana, e carrega máquinas de venda automática de cigarros, reduzindo os fumantes a atos de violência insensata. Ele também descobre a identidade secreta de Dan Moroboshi como Ultraseven e até o convida para um papo amigável.


O alienígena Metron convida Dan Moroboshi (Ultraseven)
para um café.

Se o rosto abstrato e os braços de cigarro não são suficientemente peculiares, a anatomia das costas de Metron lhe dá um aspecto similar ao de um polvo e enquanto ele fala, uma série de barras se acendem na sua cabeça. Em uma aparição posterior, Metron atuaria em atos insidiosos envolvendo adulteração de telefones celulares e o abuso de drogas. Ele, como podem ver, permanece associado a algum tema de vício.




DALLIE
SÉRIE: Ultraseven

Ultraman tradicionalmente cresce até o tamanho de um arranha-céu para contornar monstros gigantes, mas pelo menos contra um inimigo, o nosso herói teve que encolher.
O Dallie é um monstro/inseto microscópico que é um "germe" alienígena que se esconde em um campo de flores, e eventualmente acaba invadindo os pulmões de uma adolescente chamada Kaori. Insaciável com fome de sangue humano, o parasita transforma seu hospedeiro a cada noite em um vampiro voraz. Colocando-a em um estado de transe em sou sono para esporadicamente procurar por outros humanos que compartilhem o mesmo tipo de sangue de Kaori.


Ultraseven em "Viagem Fantástica".

Até que Ultraseven, imperturbável pelas leis básicas da matéria, reduz seu corpo próprio ao nível microscópico de Dallie e luta sua primeira batalha dentro de um corpo humano, que acontece no episódio 31 deste belíssimo seriado.
Como de costume, nosso herói vence o monstro desta semana, embora não sem a ajuda de várias centenas de anticorpos, retratados carinhosamente por um exército de bolhas de sabão.





MAGNIA
SÉRIE: Ultraman Tiga

O último monstro da nossa lista que envolve parasitismo (que neste momento constitui exatamente metade da lista), Magnia, que aparece no episódio 22 de Ultraman Tiga, é uma estranha raça de nódulos flutuantes (como verrugas) que viajam para o nosso mundo dentro de um meteorito. Como estava adormecido, Magnia transformou-se em suas formas de parasita e viajou em uma névoa nebulosa para encontrar hospedeiros para alimentar a energia do meteorito.


Magnia em sua forma parasita.

Ao se anexar a coluna vertebral humana, eles são capazes de assumir completamente a mente da vítima e multiplicar-se rapidamente. Percebendo que seu meteorito estava em perigo e com a aparição do Ultraman Tiga, os parasitas e o nevoeiro se fundiram para formar a verdadeira forma de Magnia, convenientemente do mesmo tamanho gigante de nosso herói.





GAN Q
SÉRIE: Ultraman Gaia

As origens deste monstro nunca foram desvendadas, mas faz sua primeira aparição em Ultraman Gaia, no episódio 6, como um tremendo olho misteriosamente inserido em uma cordilheira, capaz de infectar mentes próximas com ansiedade e loucura (!).
Mais tarde, aparece com pernas em forma de raiz, tentáculos e olhos espalhados por todo o seu corpo, exibindo uma risada assustadora e medonha e um comportamento altamente destrutivo. A medida que ele se "alimenta", mais olhos brotam por todo o seu corpo.
Quando o próprio Ultraman Gaia é eventualmente absorvido pelo Gan Q, ele se vê perdido em um vazio infernal de olhos fixos e rindo loucamente para ele, o que quase levou o nosso herói à loucura (!)


Ultraman Gaia quase pirou dentro de Gan Q.

Marcado como um tipo de "monstro brincalhão", o Gan Q quase nunca deixa de rir com uma voz estridente e hiperativa, desde a sua primeira e inexplicável aparição até o seu final explosivo. Ele retorna em várias outras histórias, mas sua natureza permanece enigmática.





JAMILA
SÉRIE: Ultraman

À primeira vista, este gigante de respiração de fogo parece apenas sutilmente perturbador, com a sua pele rachada e grosseira, seus braços compridos e um rosto vazio, quase cômico. Além disso, a fraqueza fatal para água comum transformaria qualquer invasor ameaçador do espaço sideral em uma piada...
Mas com sua origem revelada no episódio 23 da série Ultraman, Jamila torna-se um objeto de horror e pena, já que essa abominação estranha e facilmente vencida foi uma vez um ser humano (!!!), um astronauta que desapareceu anos antes numa missão de rotina. Encalhado em um mundo alienígena e exposto a misteriosas forças cósmicas, ele retorna à Terra conscientemente consciente de sua vida anterior e busca vingança sobre aqueles que o deixaram morto.


Jamila ataca a Conferência de paz.

Personagem cuja história foi claramente inspirada pelo período histórico em que a série do primeiro Ultraman foi produzida: A Guerra Fria.
Quando um astronauta humano, Jamila pousou em outro planeta sem água ou ar, onde ele sobreviveu até se transformar tragicamente em um monstro espacial. Amargurado e irritado com a humanidade por manter sua existência em segredo para evitar ferir a fé pública na ciência, Jamila logo retornou à Terra em uma nave invisível para se vingar daqueles que o haviam esquecido, atacando uma conferência de paz em Tóquio sobre a corrida armamentista entre os EUA e a URSS.





BULLTON
SÉRIE: Ultraman

Às vezes, é muito mais eficaz para que um monstro seja assustador que haja um toque incompreensível. Deixe-nos perguntando o que diabos é e de onde realmente vem. É o tipo de coisa que os geeks de animê chamam de "mindfuck", e Bullton é facilmente o monstro gigante mais impressionante deste lado, um romance de Lovecraft.

Apresentado no episódio 17 de Ultraman e assemelhando-se a um meteoro gigante e rolante com antenas retráteis, Bullton não é tanto um monstro como os que já estamos acostumados, mas uma "projeção" gerada por um par de misteriosas rochas espaciais.


Anatomia do Bullton!

Em qualquer das formas, a entidade pode distorcer fortemente as leis do tempo e do espaço enquanto parece se alimentar da própria realidade (!). As pessoas ficam presas em loops infinitos, a gravidade se inverte, os objetos são teletransportados aleatoriamente e portais dimensionais são aleatoriamente. Como todas as forças alienígenas mais estranhas da cultura pop, Bullton é um gostinho do pouco que realmente sabemos sobre a natureza do universo, e levanta a pergunta: o que mais está por aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...