quinta-feira, 8 de julho de 2021

O PARADOXO DE PEPE LE PEW E A CULTURA DO CANCELAMENTO

Queria ter a metade do charme desse cara... Os Looney Tunes foram um produto do seu tempo. Não vamos fingir que não. Os adoráveis e maliciosos personagens de propriedade da Warner Bros. nos trouxeram muitas alegrias, embora a produtora e distribuidora de entretenimento estadunidense não finja que a turma do Pernalonga possa estar datada para os padrões do público de hoje. Atualmente, de acordo com as pesquisas que fiz, qualquer pessoa que venha a comprar uma coleção desses desenhos animados clássicos em Blu-ray ou DVD fora do país deve notar que praticamente todos eles vêm com uma declaração no verso afirmando que as coleções são destinadas a espectadores adultos e “podem não ser adequadas para crianças”, além de que a maioria desses avisos surgem na tela antes de assisti-los. É incrível, talvez um pouco revoltante, mas os desenhos que eu e, certamente, você vimos durante nossas infâncias já não são mais recomendados para crianças.


Pernalonga - Slick Hare (1947)

Mesmo que fossemos "novinhos" quando o vimos pela primeira vez, 

como brasileiros, todos sabíamos quem era Carmem Miranda, 

entretanto, o episódio continha muitas piadas internas com outras 

celebridades hollywoodianas como Humphrey Bogart

Lauren Bacall, Sydney Greenstreet e Frank Sinatra. 

Definitivamente, não foi feito pensando em crianças em primeiro lugar. 


Pode parecer estranho que desenhos animados antigos, feitos para todos os públicos, afirmem especificamente que não são feitos para crianças. Agora, se você nasceu nos anos 80 como eu, provavelmente cresceu assistindo a todos os desenhos animados antigos - que já eram velhos na nossa época - na televisão, onde, de fato, faziam parte da programação infantil. 

Vamos direto ao ponto...

NÃO, não acho que Pepe Le Pew seja um estuprador!

NÃO, não apoio o assédio sexual!

SIM, posso diferenciar entre o desenho animado e a realidade!

E por mais que eu admita que o comportamento de Pepe na vida real não deva ser imitável, também acho que as pessoas não deveriam levar os desenhos animados à sério nessa medida.

Sim, eu posso entender que os seus curtas possam estar desatualizados (Pepe Le Pew tem 76 anos afinal ...!), mas PAREM DE RECLAMAR... Eu entendo que algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis ​​enquanto assistem esses curtas (do Pepe ou de qualquer outro Looney Tune) e podem não gostar deles, todos são diferentes e tem seu próprio ponto de vista, mas se você não gosta, não olhe. 

É tão simples!

Deixe que os desenhos animados sejam o que são e façam o que foram feitos para fazer: nos entreter com piadas bobas, belas animações, vozes incríveis.

Relaxe e pare de levar desenhos animados muito a sério. 

Atualmente é muito mais fácil encontrar os clássicos dos Looney Tunes através da TV por assinatura, em canais como o Tooncast, e qualquer fã das antigas mais observador pode perceber facilmente que os episódios não são mais os mesmos, uma vez que muitas de suas cenas foram editadas ou mesmo cortadas para que pudessem ser exibidos. Imagine minha surpresa ao descobrir que esses desenhos que eu via repetidamente quando criança, na verdade, não estavam em seus formatos originais já naquela época - tentativas de mascarar piadas "pesadas" ou perturbadoras sobre suicídios e mesmo algumas incomodas representações racistas.

Dentre exemplos de animações que acompanhamos durante nossas infâncias que necessitaram passar por severas edições para serem transmitidas na TV está Tom & Jerry da MGM. Em Cleaning Mouse (1948), após a famosa cena do derramamento de carvão das cenas finais do desenho animado, Tom originalmente sai da pilha de carvão em "blackface". Mammy two Shoes, a empregada da casa (que todos imaginámos ser a proprietária) aparentemente confundindo Tom com uma pessoa negra, pergunta se ele viu um gato e o mesmo responde falando e caminhando daquela forma estereotipada que as animações retratavam afro-americanos naquele tempo: "Não, senhora, eu não vi nenhum gato, em lugar nenhum, de jeito nenhum!". Na nova versão, a cena é suprimida e reduzida apenas a empregada gritar com o gato e atirar pedras de carvão contra ele.


Tom & Jerry - Cleanning Mouse (1948)

Versão editada pela equipe de Chuck Jones 

(Aquela que você viu quando criança)


Tom & Jerry - Cleanning Mouse (1948)

Versão original sem censura e edição

Na versão editada que assistimos quando crianças, ficamos do lado do Tom frente a injustiça de ver ele apanhar da Mammy Two Shoes quando a culpa daquela bagunça foi toda do sacana do Jerry. 

Vendo a versão original, concluímos que o Tom mereceu mesmo aquelas porradas. 

O episódio Saturday Evening Puss (1950) ganhou nos anos 1960 uma versão editada e redesenhada, buscando fugir dos acentuados estereótipos raciais presentes na versão originalmente exibida nos cinemas, substituindo uma Mammy Two Shoes que deixaria a casa por uma noite para jogar cartas por uma mulher mais jovem e branca que vai a uma festa. Além disso, a nova personagem tem um forte sotaque irlandês, enquanto na nossa dublagem ganhou um estereotipado sotaque caipira do interior de Minas Gerais.

Saturday Evening Puss (1950)

Vídeo contém a versão original e as edições realizadas pela equipe 

de Chuck Jones nos anos de 1960.


Curiosamente, enquanto o Tooncast, o Boomerang e o Cartoon Network exibem estas versões editadas/censuradas, os mesmos canais parecem não ter problemas com o humor mais sacana e menos sutil dos Animaniacs. Os Irmãos Warner basicamente vieram dos anos 1930 - Seriam filhos de Bosko e da Honey, os primeiros Looney Tunes? - e esta é a explicação para o seu senso de humor ser tão agressivo e quase completamente desassociado do politicamente correto. A animação falava então sobre como o mundo atual (no caso, os anos 1990) reagia aos Warner. É mais ou menos o olhar da sociedade atual, que evoluiu (para o bem e para o mal também) sobre os Looney Tunes criados na década de 1930, 1940 e 1950.


SEXY!!!

Aliás, referências sexuais eram constantes no programa, como personagens femininas incrivelmente atraentes e sexys, diálogos picantes fazendo insinuações com celebridades como Mel Gibson, Madonna e mesmo Bill Clinton, referências a "fio terra" (WTF?) e sexualização de personagens teoricamente menores de idade - O fato dela ser uma furry não é desculpa - tudo "aceitável" nos anos 1990. Ou censores eram muito mais tolerantes ou muito menos atentos, assim deixavam o nosso entretenimento em paz. 

FBI Open?

O caso Animaniacs é interessante por ser originalmente produzido para um público infantil, mas, na real, o desenho era muito saliente e cheio de sequências que apenas os adultos poderiam compreender, com citações explícitas aos personagens da política dos anos 1990 e, claro, havia muito espaço para descarregar críticas muito ácidas sobre os mesmos. Os próprios irmãos Warner debochavam da ideia de serem um entretenimento instrutivo para crianças dando lições de moral ridículas e sem sentido no final de alguns episódios em uma clara sátira a programas dos anos 1980 como He-man. Mas ainda assim, sobrava espaço para o programa ser verdadeiramente didático! E pensar que os Warner chegaram a encontrar com o navegador português Fernão de Magalhães (1840-1521), notabilizado por ter realizado a primeira circum-navegação ao redor do globo, o terror dos terraplanistas.


Fernão de Magalhães e os irmãos Warner
rindo da cara dos terraplanistas.

O que quero dizer com tudo isso? Se atualmente os Animaniacs, herdeiros espirituais dos Looney Tunes, não enfrentam agora grandes problemas com a sua exibição na TV, provavelmente isso mudará em um futuro não muito distante.

Fãs de animação japonesa, como eu, passamos por uma fase de desacreditar completamente a exibição dos animês em TV aberta, visto a impressionante quantidade de censuras visando a sua transformação em produtos mais acessíveis aos públicos de todas as idades (leia-se: "especialmente para crianças"). Sangue diminuído ou apagado. Socos na cara e cenas de nudez, nem pensar. Referências ao sexo, aos vícios ou a morte suavizadas. Vendo o tratamento que a 4Kids deu a One Piece, onde cigarros viravam pirulitos, bebidas alcóolicas viraram sucos de frutas naturais e armas de fogo se transformavam em brinquedos, quando da sua primeira exibição no Ocidente, perguntávamo-nos: "Por que os personagens de animê não podem usar armas se os Looney Tunes podem usá-las da maneira como bem entendem?"


"Armas invisíveis", cortesia da edição profana da 4Kids para o animê
Yu-Gi-Oh!


Aprendendo anatomia com Samurai Pizza Cats: A Saban adaptou o animê
clássico para o público ocidental, mas deixou diversas coisas passarem.
 Éramos pré-adolescentes, não sabíamos o que significava a palavra japonesa
"oppai" porque não conhecíamos Parco Folgore. Já "xxxx", é questionável se
alguém ainda não saberia.


Hoje, contudo, nem mesmo os Looney Tunes estão livres desse tipo de censura. Isso mesmo! Mesmo que a violência presente nos seus curtas seja apresentada de uma forma cômica, esse humor tornou-se problemático para os padrões do novo milênio. Hortelino e Eufrazino estão proibidos de exibirem porte de armas de fogo em novas produções dos Looney Tunes, mesmo sendo ambos um par de vilões paspalhos! Muitas cenas que envolvem o recurso acabaram sendo editadas ou simplesmente desapareceram nas versões dos clássicos que você pode ver casualmente através do Tooncast. 

The Scarlet Pumpernickel (1950) termina com uma piada suicida com um tiro de pistola envolvendo o Patolino. Esse final não pode ser mais visto na TV desde o início dos anos 2000. Totalmente compreensível a nossa revolta por ver clássicos maravilhosos sendo maculados pela tesoura da censura para adaptá-los aos padrões da modernidade e desconsiderando o período histórico no qual foram concebidos. Mas é tudo muito mais complexo do que isso como você verá mais adiante. 

Mergulhar na história dos Looney Tunes é uma aventura divertida que recomendo a todos, mas também aconselho você a fazer isso com cautela, pois você não verá como as interpretações modernas dos Looney Tunes querem que pensemos que sempre foram.


Pernalonga e Eufrazino cogitando o seu
"suicídio" após perderem as eleições
municipais para um pangaré
em Ballot Box Bunny (1961).


Show Biz Bugs (1957)

Mais um suicídio do Patolino censurado.

Esta versão redublada está um pouco "suavisada", mas é comum

o episódio terminar antes da última apresentação do personagem.


O segundo desenho animado do Pernalonga é intitulado All This and Rabbit Stew (1941) e envolve o coelho sacana confrontando um inimigo. Esse inimigo seria o Hortelino Troca-Letras? Não. O Eufrazino Puxa-Briga? Não, de novo. Então quem seria? Bem... é uma caricatura muito desconfortável de um garoto negro que queria assar o Pernalonga para o seu jantar. Agora, você pode estar pensando: "Isso não parece engraçado!" Sim, envelheceu tão bem quanto os shows de menestréis e o resultado é muito mais ofensivo do que engraçado. Hoje, esse desenho continua difícil de ver e faz parte dos desenhos animados “Censored 11” Looney Tunes (Mas você o encontra facilmente e dublado no Youtube... se tiver curiosidade).


All This and Rabbit Stew (1941), um dos 11 episódios
proibidos.

Esses desenhos (Censored 11) foram decididamente ignorados para lançamento em vídeo pela Warner Bros. devido às suas representações racistas. Eu mesmo não os recomendaria a ninguém de uma outra forma que não fosse para colecionadores. Acredito que desenhos animados como esse devem ser vistos apenas por adultos para fins históricos e/ou completistas.

Bem, All This and Rabbit Stew é apenas um exemplo de desenho animado do Pernalonga que foi um pouco longe demais. A maioria dos desenhos do coelho pode ser facilmente editada para exibição na TV, mas acho que é seguro afirmar que os desenhos dos Looney Tunes nunca iriam ser apreciados pelas gerações de hoje como a minha geração os apreciou no passado. Posso ser fã deles, mas não considero essa observação uma coisa ruim. Eu acho que a sociedade deve mudar de estereótipos passados ​​e caracterizações racistas. Os Looney Tunes deveriam atrair pessoas de todas as idades e cores e eles também fizeram isso. 

Você pode argumentar que às vezes eles vão longe demais porque enterraram parte de sua coletânea de curtas, mas tenha em mente que, quando se trata de público familiar e crianças, faz sentido que queiram ser superprotetores. Vamos lidar com a história dos desenhos animados da mesma forma que os varejistas de videogames lidaram com Conker's Bad Fur Day quando ele foi lançado. Para aqueles que não jogam, era um videogame obsceno para adultos que tinha o design artístico de um jogo infantil completo com um esquilo como seu protagonista bêbado e boca suja, e vinha com uma clara identificação como um jogo adulto que as crianças não podiam comprar.

Peço desculpas por continuar correndo sem mencionar o motivo pelo qual todos clicaram neste artigo. Achei importante que você soubesse onde eu estou e que não acho que as ideias racistas, sexistas e ofensivas do passado sejam boas. Elas não estavam bem naquela época e não estão agora. Em relação a isso, eu queria escrever sobre um personagem que muitas vezes é tirado do contexto, não porque as pessoas pretendam ser vingativas, mas porque estamos vivendo em uma época diferente e muitas das falhas desse personagem são vistas através de uma lente isso não foi intencional. Eu, é claro, estou me referindo a Speedy Gonzalez, o nosso Ligeirinho. Bem, por hoje ficamos especialmente com Pepe Le Pew e a sua polêmica ausência em Space Jam 2.

O Ligeirinho já foi um personagem controverso, mais controverso do que o Pepe Le Pew (acreditem!). Percebam que a participação do rato mexicano é bem reduzida no primeiro Space Jam, enquanto Pepe ganhou várias cenas de destaque. Muitos críticos afirmavam que o desenho do Ligeirinho promove estereótipos raciais ofensivos e por isso mesmo o personagem quase desapareceu de diversas produções modernas e também não ariscaram a dar-lhe uma "versão jovem" para o elenco de Tiny Toons - Atchum, o ratinho que mal saiu das fraldas, ao contrário do que muitos ainda podem imaginar, não é discípulo do Ligeirinho, mas do esquecido personagem Sniffles. 

A justiça tarda, mas não falha - ao menos no mundo dos desenhos animados - e Ligeirinho retornou porque a Warner descobriu que os mexicanos na verdade apreciavam muito ao personagem, considerado desde sempre uma lenda em toda a América Latina.

O mesmo crítico que cancelou Pepe Le Pew, afirma que o Ligeirinho é uma representação de mexicano bêbado e lisérgico - WTF??? - além de também ter um incompreensível problema com o seu sotaque. 

Vejamos... Ligeirinho era basicamente um ladrão. O ratinho mexicano era, no entanto, um Robin Hood! Em sua seguda aparição, ele salva os seus amigos ratos de não morrerem de fome enfrentando o Frajola que guardava um depósito de queijo localizado além da fronteira entre os Estados Unidos e o México.

   

Os pobres ratinhos que cruzavam a fronteira eram mortos (isso mesmo!) pelo gato vilão da história. Ao menos a morte dos camundongos era sugerida, uma vez que o bichano basicamente colecionava uma grande pilha dos sombreiros daqueles que desafiaram a sua autoridade cruzando a linha da fronteira. 

Coube então ao rato mais rápido de todo o México enfrentar o inimigo e entregar aos seus amigos todo o queijo que mereciam. E o latino se deu bem em cima do gringo. Isso é bem progressista, considerando-se os padrões anos 1940/1950 e ainda conhecendo a história de conflitos daqueles países. Creio que foi o ditador Porfírio Diaz quem foi muito sábio ao dizer: "Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos"


"Proto-Ku Klux Klan" na fronteira entre Estados Unidos e México em
DJango (1966).

Ligeirinho é um estereótipo muito simpático e divertido e é muito bom ele não ter sido cortado do Space Jam porque assim nós (LATINOS) perderíamos o nosso referencial, papel que o ratinho faz muito bem. Digamos que os produtores ficaram em um impasse: eliminar o estereótipo supostamente ofensivo poderia agradar aos censores chatos, mas ao mesmo tempo desagradaria parte da audiência que gosta de se ver representada.



Ligeirinho conseguiu o melhor emprego
do mundo...

Diálogos assim valiam ouro nos desenhos antigos:


"Vou chamar o Ligeirinho, ele é amigo da minha irmã." 

"O Ligeirinho é amigo da irmã de todo mundo."

Afinal, o ratinho é latino, por isso tem o seu lado romântico como também exige o estereótipo.



Charles Boyer

E por falar em romance, essencialmente, os desenhos animados de Pepe Le Pew foram criticados por serem "sexistas", já que todos envolvem Pepe perseguindo a gatinha atraente Penelope, que ele confunde com uma gambá fêmea. Deixe-me começar deixando algo bem claro aqui: eu gosto do Pepe! Na verdade, ele pode ser meu Looney Tune favorito (embora na minha preferência o Ligeirinho esteja quase empatado com o gambá francês)! Ele é meu favorito não necessariamente por causa de seus desenhos, mas pelo que o personagem representa, graças ao meu lado cinéfilo.

 

Pepe Le Pew é baseado no astro de cinema Charles Boyer (1899-1978) que foi essencialmente a maior estrela francesa do clássico Hollywood. Ele deixou sua marca na França e depois foi para Hollywood, onde se tornaria uma estrela romântica das telas, internacionalmente cultuada. Um de seus filmes mais populares foi Algiers (1938), que foi um remake do clássico francês Pépé le Moko (1937), estrelado por Jean Gabin no papel que mais tarde seria recriado por Boyer. No filme de 1938, Boyer interpreta Pépé le Moko, um francês que se esconde da lei na Casbah. O esconderijo de Pépé le Moko se complica quando ele se apaixona por uma turista francesa que o tenta a escapar do complicado labirinto em que se esconde para roubar os policiais.

Homenagem à Domício Costa, a voz brasileira mais marcante 

de Pepe Le Pew.


Pepe Le Moko e Pepe Le Pew


Referência surpreendente ao ator Charles Boyer no curta Cats Bah (1954).
Note que Pepe Le Pew mora na casa número 15 1/4
ao lado da casa número 15 de Pepe Le Moko. 

Qualquer espectador na época saberia quem era Charles Boyer. Eles teriam sido capazes de detectar que Pepe Le Pew é uma paródia de Boyer desde o início, não apenas pelo nome do gambá, mas também por sua voz idêntica e completa com sotaque francês, criada pelo gênio da dublagem Mel Blanc (1908-1989). Sem mencionar que as paródias de Boyer em desenhos animados são anteriores a Pepe Le Pew - o Patolino e o Pica Pau já parodiaram o ator francês - e todas essas paródias envolvem cenas de amor, já que o astro era conhecido por sua personalidade romântica na tela. 

Pepe Le Pew foi criado por um dos diretores mais geniais do Looney Tunes, Chuck Jones, que colocou em palavras a tragédia de Pepe Le Pew, um mulherengo infelizmente alheio à sua falha mais óbvia: seu cheiro. Assim como Ligeirinho, Pepe é uma piada inspirada em estereótipos. O próprio Charles Boyer se queixava de trabalhar na América por causa dos estereótipos, segundo o mesmo: "só porque sou francês as pessoas pensam em mim como hiper-romântico, sempre beijando os braços das mulheres mesmo contra a vontade delas". Isso te lembra algo? Mas Boyer provavelmente riu muito ao reconhecer a sua "versão furry" dos Looney Tunes no cinema.

Os desenhos animados do gambá francês geralmente começam com a gatinha preta Penelope ganhando a listra branca em suas costas por circunstâncias acidentais. 

Aliás, gambá não. Pepe Le Pew é um cangambá. Gambás e cangambás são Mamíferos da Ordem dos Carnívoros. Gambás são marsupiais de cauda escamosa e preênsil, enquanto Cangambás pertencem a família dos Mustelídeos, seu corpo é geralmente preto com duas listras brancas que partem da cabeça em direção a cauda.


Aprendendo a diferenciar Marsupiais e Mustelídeos:
Para você qual dos dois mais se parece com o Pepe Le Pew?

Assim que Pepe Le Pew entra em cena, assume que Penelope é uma gambá, ops, cangambá fêmea e tenta cortejá-la. Nem passa pela cabeça de Pepe que ela quer dar o fora dele ou que ele cheira mal. Por exemplo, em um desenho animado Pepe presume que Penelope foge dele porque ela quer "brincar de esconde-esconde", afirmando "Que mademoisille danadinha!". Muitos desses desenhos terminam quando acontece algo que faz Penelope perseguir Pepe, fazendo os papéis se invertem e ele não gosta da mudança satirizando o duplo padrão de tudo.


Pepe e Penelope em um de seus melhores desenhos, Really
Scent 
(1959): envelheceu muito bem. Olha a carinha dele
por finalmente não ser rejeitado por sua gatinha.

Os desenhos de Pepe eram estereotipados, pois todos tendiam a seguir os mesmos padrões e histórias, mas o final era geralmente surpreendente, pois às vezes Pepe alcançava Penelope, seus papéis mudavam e outras vezes terminava no meio da perseguição. Se Penelope correspondia aos sentimentos de Pepe e está apenas muito incomodada com o cheiro dele (como pode ser ocasionalmente sugerido) ou se ela não o quer de qualquer maneira, é difícil de afirmar (A gata geralmente não diz nada em seus desenhos animados). 


"Penelope" e "Pepe Le Pew" na arte de
Jim Lee.

Há uma piada já clássica na comunidade Marvel na qual o X-Man Gambit foi possivelmente inspirado em Pepe Le Pew. Acompanhem o raciocínio: ele é francês, tem sotaque e jeito de galanteador, não sabe respeitar o espaço alheio e vive perseguindo uma garota por causa de uma listra branca.


Umm... que prato!

Da mesma forma que os produtores de Tiny Toons quiseram evitar a representação de estereótipo latino excluindo uma versão jovem do Ligeirinho, provavelmente decidiram que a versão jovem de Pepe Le Pew seria uma gambazinha fêmea porque já naquela época uma mulher que assedia poderia ser mais aceitável do que um homem que assedia. Do mesmo modo, a versão jovem do Hortelino foi uma garotinha que ao invés de carregar uma espingarda para caçar os demais personagens, demonstra um grande amor por todos, mas que ironicamente pode ser muito mais doloroso e letal do que uma arma de fogo, preservando assim o humor de agressão física (O humor típico dos Looney Tunes ainda é uma das poucas coisas que consegue me fazer rir).

Ser "politicamente correto" já era uma preocupação nos anos 1990...

... e atirar na cara de um pato para fazer rir já não está mais tão aceitável.

Mas continuamos rindo muito de todos os modos.

Fifi La Fume tem o mesmo modus operandi de seu tutor Pepe. Aparentemente não tão ignorante sobre o seu próprio cheiro (às vezes, sem pudor nenhum, ela o utilizava como arma), mas apaixonada por todos os homens que ela venha a confundir com um cangambá macho. A menina aliás era até mais agressiva do que o Pepe, altamente sexualizada, insinuante, usando a sua bela cauda felpuda para agarrar seu "namorado" e beijar com violência a boca do coitado. Bom, neste caso, seria melhor dizer FELIZARDO. A Fifi é muito linda! Não concordam?


"fiu, fiu"... 
Acredito mesmo que a Fifi mereça um assovio, mas dentro do seu desenho,
ela não seria menor de idade?

Foi comentado nas redes que Fifi acaba transmitindo um valor positivo por trás da sua aparente sem-vergonhice. O fato dos rapazes fugirem do seu mau cheiro não a faz ficar deprimida, muito pelo contrário, ela sempre mantém uma atitude muito confiante e decidida. 

Seria hoje cancelada a Fifi? 

Para Chuck Jones, o Pepe trás uma mensagem semelhante. Segundo o produtor de desenhos animados, quando jovem, se via como alguém muito pouco atraente e, por isso, não conseguia se aproximar das meninas sob pena de ser ridicularizado, custou muito para ele conseguir um relacionamento. Pepe Le Pew, do contrário, apesar do seu odor repelente, o qual o mesmo desconhece, é o personagem fictício com uma autoestima do tamanho do universo, nunca ficando acanhado, nem desistindo do seu objetivo de encontrar o amor. Era assim que Chuck Jones desejava ser quando jovem.

E já que os "canceladores" acham o Pepe Le Pew um assediador, por que não cancelam também aquela assediadora muito mais violenta, a Pucca? Enquanto o cangambá galanteador abraça e beija, não passando muito disso, a garotinha coreana, protagonista de uma marca de sucesso imediato nas décadas passadas, é, digamos, o Mestre Kame em uma versão feminina e mais jovem.

Passadas de mão, o vulgo bulinar, fazem parte do modus operandi da Pucca, mas ela é adorável. 

 

 Dizem que um dos grandes males desta nação é a dificuldade que algumas pessoas tem para interpretar textos, mas tenho certeza absoluta de que todos que acompanham meu blog não sofrem desse mal. Vamos deixar claro para aqueles que possam ser iniciantes: não afirmei em nenhum momento que Pucca seja uma estupradora, ela é tão estupradora quanto o Pepe, ambos são apenas personagens hiper-românticos criados para fazerem rir com suas atitudes ridículas e exageradas. O que aponto é apenas a hipocrisia do cancelamento do Pepe. Como já observei em postagens passadas, o estupro e mesmo o abuso infantil são vistos como piada desde que a vítima seja homem. E isso é realmente asqueroso.

Serei "violento" na minha próxima colocação (Espero não ser mal interpretado). 

Para os padrões da sociedade atual, parece existir uma linha tênue entre romance e estupro.

O romance é baseado no sentimento clássico de que um homem deve saber com qual mulher deseja estar e não deixar que nada o impeça de estar junto dela. O herói romântico confia em seu amor, tira força disso, guia suas ações e define seu ser. Ele está disposto a enfrentar e superar qualquer obstáculo por seu amor. Ele vai enfrentar a sua família, renunciar a uma fortuna, matar um dragão, custe o que custar. Quanto maior o obstáculo, quanto mais impossível a busca, maior o romance se torna. Ah, o amor...

Mas um estuprador é semelhante. Só ele se esforça para superar o maior obstáculo de todos - a mulher não quer nada com sua asquerosa/repugnante presença.

Essa linha entre romance e estupro é tão tênue quanto o bigode do Clark Gable. Considere qualquer uma das cenas românticas de “E o Vento Levou”: Rhett Butler (interpretado por Gable) pega a mocinha à força, ameaça matá-la, chuta uma porta, joga objetos contra a foto dela... todos os verbos ativos muito apaixonados e poderosos... Mas se Clark Gable não fosse considerado universalmente atraente, as suas ações seriam as de um psicopata violento.

A indústria da música também apoia essa dicotomia desconfortável como já denunciava Kurt Cobain.

Existe uma linha tênue semelhante entre ser persistente e patético.

Considere todas as pequenas coisas que uma pessoa pode fazer para chamar a atenção de sua paixão e nenhuma delas funciona a propósito. Eles podem sorrir muito, rir um pouco alto demais, escrever uma nota poética, permanecer fora de seu local de trabalho, pegar um ônibus diferente que sai do seu caminho e ter que andar alguns quilômetros para casa apenas para gastar mais com o objeto de seu afeto. Estas são as ações de um perseguidor e devem ser relatadas à polícia... a menos, é claro, que o perpetrador tenha boa aparência, então está tudo bem. Lembra do que escrevi sobre o universo idealizado de Card Captor Sakura?

O que nos leva ao Paradoxo de Pepe le Pew.


Little Beau Pepe (1952)

Pepe nunca aceita um “não” como resposta; Pepe nunca aceita um “sim” como resposta.

Os únicos desenhos em que Pepe se desencoraja ou desiste são aqueles em que a Penelope se interessa romanticamente por ele. "Mademoiselle, Mademoiselle ...", ele implorará se contorcendo no seu abraço e o caçador se torna a caça. Pepe sente-se confortável perseguindo a gatinha que foge, não importa o que seja feito para dissuadi-lo de que ele continue a caça, mas assim que seus avanços são bem-vindos, Pepe perde todo seu charme e confiança e dispara para as colinas.

A linha entre o sucesso e o fracasso é muito mais tênue do que o bigode de Gable. 

Acho que um dos melhores desenhos animados de Pepe Le Pew é Really Scent (1959) (dirigido pelo animador frequente de Chuck Jones, Abe Levitow), onde essas ideias ambíguas do afeto de Penelope são deixadas completamente claras. No desenho, Penelope nasce com sua listra branca que a faz parecer um cangambá e impossibilita que ela encontre um namorado. Ela então vê Pepe (que está procurando por uma noiva) e se apaixona por acreditar ter encontrado com o seu destino. Assim, ela tenta superar o cheiro do seu amado e Pepe, como um Don Juan frustrado, finalmente compreende a sua condição que afasta não apenas suas namoradas, mas a todos a sua volta. Ele consegue remover o seu odor, enquanto Penelope encontra uma maneira de ficar tão fedida quanto seu pretendente. Este desenho deixa os sentimentos de Penelope claros e não deixa dúvidas sobre a sua classificação livre podendo ser mostrado a crianças sem problemas. Ao que tudo indica, Pepe é um perfeito cavalheiro.

Este é apenas um cartoon, embora muitos, mesmo com o contexto histórico de paródia adicionado, possam ser vistos como bastante intensos. Lembro-me de ter visto The Cats Bah (1954) quando criança e do seu final não ter sido editado (onde Penelope está acorrentada a Pepe Le Pew e tentando escapar serrando os elos). Acho que algo importante a se notar sobre os desenhos animados de Pepe Le Pew é que suas ações devem ser vistas como ridículas, exageradas e, especialmente, sem noção. Muitos desses problemas podem ser corrigidos em edições futuras, se os criadores deixarem claro onde Penelope está em tudo isso. Em um desenho animado como Really Scent (1959) não há problema, mas em The Cats Bah (1954), mesmo eu preciso admitir, é definitivamente datado. 

Os criadores modernos por trás do Looney Tunes parecem ter resolvido esse problema fazendo de Pepe Le Pew e Penelope um casal “canônico” em novas séries e comerciais que estrelam os dois. Isso certamente mantém o personagem por perto enquanto reconhecem quais eram os problemas para corrigi-los. Eu pessoalmente gostaria que aqueles por trás do novo filme Space Jam adotassem essa abordagem com Pepe, talvez até mesmo fizessem uma referência a como suas ideias de romance estão desatualizadas, em vez de enlouquecer o personagem por completo, mas isso depende deles e não de mim (Pepe é propriedade deles, não é minha). 

Além disso, não pretendo ver o novo filme do Space Jam: o primeiro é divertido quando você é criança (e eu gosto de todas as participações especiais de desenho animado nele), mas não pega tão bem quando você envelhece, especialmente se você estiver muito familiarizado com o humor dos Looney Tunes. Tenho certeza de que LeBron James terá uma presença na tela melhor do que Michael Jordan. Ainda assim, eu sei que será principalmente voltado para crianças.


The Cats Bah (1954)


Devemos seguir em frente com o passado, mas não devemos fingir que o passado nunca aconteceu. Reconhecer as falhas do passado é um dos passos mais importantes que podemos dar para seguir em frente como sociedade. É por esta razão que acredito que Pepe Le Pew ainda pode ter um lugar na animação hoje. Além disso, é importante saber que os desenhos animados de Pepe Le Pew não foram feitos para normalizar as ações do personagem ou para retratá-los como algo admirável. 

Alguns dos desenhos de Pepe Le Pew envelhecem melhor do que outros, isso é certo, mas como personagem, ele foi construído com a ideia de: E se Charles Boyer fosse um cangambá? Era uma fórmula cômica que poderia ser jogada em uma série de desenhos animados, semelhante a como Wile Coiote sempre tenta novas maneiras de pegar o Papa-Léguas. 

A velha mídia nos mostra que certamente existem estereótipos sexistas que não são legais hoje. No entanto, a velha Hollywood nunca mostrou o estupro de uma maneira positiva (quero dizer, não foi na década de 1980 que muitos filmes consideraram a agressão sexual hilária por algum motivo). Hoje, as definições sociais de agressão sexual não são apenas referentes às relações sexuais forçadas, mas sim a uma variedade de comportamentos impróprios. A velha Hollywood não avançou nesses padrões, pois ainda eram áreas moralmente cinzentas.

Vejam a que ponto chegamos. Enquanto hoje há aquelas que rotulam Pepe como um estuprador, mesmo sem que o personagem tenha estuprado alguém, houve a polêmica semelhante sobre a icônica cena do beijo do Príncipe com a Branca de Neve no final de Branca de Neve e os Sete Anões, animação Disney de 1937, como um possível caso de estupro (WTF), uma vez que foi um ato sem o consentimento da protagonista.

O supracitado filme, uma obra de arte em muitos sentidos, ainda mais considerando os seus 84 anos completos neste ano, dá de 10 a 0 em muitíssimas animações da atualidade. Todo ele é muito belo. O distanciamento histórico e o fato de ser uma obra completamente deslocada da realidade devem ser levados em consideração, mas vejamos também o público para o qual ela foi direcionada. 

Em sua história vemos que os sete anões criadores oficiais do martelo do Thor? trabalhavam em um mina de diamantes enquanto Branca de Neve cuidava da limpeza da casa deles. Antes da menina aparecer, os anões viviam em uma casa completamente imunda. E por quê? Por que todos eles são homens e naquele tempo o serviço de limpar a casa era visto como um trabalho exclusivo para as mulheres, mesmo os homens estando perfeitamente aptos a executar o mesmo trabalho. 

Hoje, mesmo em culturas muito mais fechadas ao progresso, como o Japão, não há nenhum problema em apresentar em suas obras de ficção homens realizando trabalhos que muitas décadas atrás eram exclusivamente femininos.

Acontece também que naquele tempo, mais de oito décadas atrás, nos desenhos animados ocidentais havia uma distinção muito clara entre o "bem" e o "mal", era incrivelmente simples distinguir o personagem bom do personagem mal. Os tons de cinza demorariam mais para fazerem parte das animações produzidas em nosso hemisfério.

No caso da Branca de Neve e os Sete Anões, a Rainha era claramente a "má" da história, uma vez que ela desejava matar a Branca de Neve. O Príncipe que salva a Branca de Neve no final do filme com um beijo de amor verdadeiro era obviamente "do bem" e, por isso mesmo, para toda a plateia seria impossível que ele viesse a estuprar alguém, afinal é uma pessoa inerentemente boa, mesmo que todos saibamos tão pouco sobre o mesmo.

Aqueles que acusam esta obra de promover a cultura do estupro, consideram que como a protagonista estava morta (estado claramente informado pela narração) não poderia fazer nada e por isso o beijo do seu príncipe fora sem consentimento.

Levando em consideração que Branca de Neve tinha apenas 14 anos, o beijo sem consentimento foi o de menos.

O que gera uma discussão interessante é a interpretação que as plateias infantis poderiam ter da dita cena: se alguém a beija sem o seu consentimento, está tudo bem, porque é um gesto de amor de verdadeiro.

Por isso há grande importância na educação das crianças dada por seus pais. 

Não à cultura do cancelamento!!! 

Pepe e Penelope são personagens fictícios inocentes!

Se não está de acordo com algo que não corresponda com os valores atuais, questione apenas valendo-se do pensamento crítico. Censurar ou proibir de forma autoritária é contraproducente e fazê-lo em nome do progresso permiti aos retrógrados mais reacionários assumirem o papel de vítima, deixando-lhes com o caminho livre para julgar os "revolucionários" que querem liberdade.

O progressismo que acionou o cancelamento de Pepe Le Pew utiliza do mesmo argumento do reacionário obscurantista religioso - líderes de partidos políticos disfarçados de agremiações religiosas seria uma definição melhor - que exige o cancelamento daquela empresa de animações por estar tornando um elenco de um desenho mais diverso com a inclusão de personagens com variadas orientações sexuais: "não pode fazer isso, as crianças vão ser influenciadas, vão imitar". Vê como eles não são tão diferentes quanto parecem? É doentio o fundamentalismo provocado por ideologia, seja qual for. As crianças são normalmente a desculpa.

Não importa o que digam. O Pepe é FODA, um dos personagens que mais me fez rir. A ambientação dos seus desenhos, a França ou Nova Orleans nos EUA, o sotaque e o jeito de galanteador tentando conquistar a gatinha Penelope...

É curioso, eu me lembro perfeitamente de como ele foi o Looney Tune favorito de 100% das meninas que assistiam desenhos animados quando criança. A namorada, hoje esposa do meu irmão mais velho, na época uma adolescente quando assistíamos desenho animado juntos, descrevia o Pepe da seguinte forma: "Ele pode ser fedido, mas é sem dúvida o mais lindo, fofo e carinhoso da turma do Pernalonga".

As mulheres não se sentiam nada desconfortáveis com os desenhos do Pepe Le Pew. 

Mas entendo como o humor pode ter data de validade e a sociedade evolui. 

Talvez você não queira mostrá-lo ao seus filhos, mas eu sinto que um bom diálogo com os pequenos é tudo o que basta: “Pepe age assim porque ele é bobo. Não seja como Pepe. ”. Talvez seja melhor que Pepe Le Pew e os demais Looney Tunes sejam desenhos animados para pessoas da minha idade que podem aplicar contextos históricos às suas cenas. 


Os Looney Tunes não são os Looney Tunes sem o Pepe e a Penelope.











Essencialmente, Pepe Le Pew tem ótimos desenhos, mas talvez você não os mostre para seus filhos até que eles tenham idade suficiente para entender que eles não eram considerados problemáticos para o público naquela época, mas reconheçamos também como Pepe Le Pew é uma figura importante para contextualizar o passado. 

É um extremismo enorme exigir que todos os desenhos animados transmitam uma mensagem edificante. São apenas entretenimento e escapismo.

Ao mesmo tempo, posso permitir que a Warner Bros. tome suas próprias decisões sobre o que eles acham que é o certo para o personagem no futuro. Posso fazer isso especialmente para um filme que não pretendo assistir. Quer dizer, eu sou um adulto, posso viver com Pepe Le Pew não estando na sequência de Space Jam e com avisos e isenções de responsabilidade na mídia doméstica de desenhos animados antigos. Podemos ficar desapontados, mas se você os adora, há toneladas de desenhos antigos que podemos revisitar indefinidamente. Ninguém vai tirar de nós os desenhos animados de Pepe Le Pew. Eles ainda existem e estão em vídeo. A isso eu digo, aproveite-os! 

Um comentário:

  1. Texto muito bom, contextualizou muito bem o tema. Minha mãe assistia o desenho do Pepe e nunca achou muito legal o comportamento dele e eu também cresci vendo Tom e Jerry mas nunca imitei nada no desenho. Nenhuma criança que eu conhecia fazia esse tipo de coisa, como dinamitar a casa ou martelar a cabeça do gato. Por quê? De um modo ou de outro os desenhos nos mostravam o que era certo e o que não era (saudades de quando Tom era realmente um vilão). O último filme deles, bem como o último do pica-pau, foram mais feito pros pais conservadores e super protetores do que para crianças. De novo, crianças não repetem comportamentos negativos em desenhos, é muito mais fácil elas serem influenciadas por comportamentos tóxicos de adultos (meu vizinho ensina o filho dele de cinco anos a chamar as mulheres na rua de "gostosas") ou pra fazer parte de algum grupo no colégio. E conhecendo as redes sociais hoje em dia e como o excesso delas influencia negativamente a juventude hoje em dia não é surpresa que vídeos com "desafios" de engolir objetos com toxinas e de dar a rasteiras muitas vezes terminem de maneira trágica (como no caso do garoto que matou a mãe numa dessas "brincadeiras"). Gente se ferrando é engraçado, mas dentro dos desenhos e dos filmes. Não dá pra repetir o que se faz no desenho no mundo real sem consequências e é aí que vem o discurso chato e mongolóide de que um desenho faz uma criança ser capaz de praticar atrocidades. Pepe era engraçado mas só precisava de uma atualização inteligente, não de cancelamento. Parabéns pelo blog. Adorei :)

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...