segunda-feira, 1 de junho de 2020

MORTAL KOMBAT: INSPIRAÇÕES NAS MITOLOGIAS E NOS CONTOS CLÁSSICOS


Mortal Kombat é a franquia de videogames de luta com a melhor e mais rica história, repleta de ótimos personagens, contos e elementos mitológicos pouco conhecidos dentro da cultura pop. É impressionante lembrarmos que a franquia idealizada por Ed Boon e John Tobias havia sido planejada para ser um game de luta baseado no filme O Grande Dragão Branco (1988). Após esta ideia ter sido abandonada, foi concebida uma franquia de jogos de luta com um enredo tão rico de inspirações em contos clássicos, mitologias e mesmo filmes do cinema brucutu cult para fazer inveja a muitos roteiristas de quadrinhos.

Apesar do descarte da ideia inicial dos desenvolvedores, a franquia preservou alguns de seus elementos, buscando inspirações no cinema dos anos 80. Johnny Cage é Jean-Claude Van Damme, em O Grande Dragão Branco, enquanto Shang Tsung e Raiden, foram inspirados em Lo Pan e Lightning, respectivamente, ambos personagens do filme Aventureiros do Bairro Proibido (1986).
 
A franquia Mortal Kombat está baseada em uma vasta mitologia. Não se tratam apenas de lendas inventadas, mas também de várias mitologias do mundo conhecido. Encontramos muitos exemplos das mitologias chinesas, japonesas e mesmo europeias e indígenas em ação. 


Poster do filme Aventureiros do Bairro Proibido (1986),
com Shang Tsung... opa, quero dizer, Lo Pan ao fundo.

O personagem Nightwolf, um índio da tribo fictícia dos Matoka e inspirada nas reais tribos indígenas do território que hoje é ocupado pelos Estados Unidos, confunde o personagem Raiden, deus do trovão japonês inspirado naquele de mesmo nome do panteão xintoísta, com Haokah, o deus do trovão cultuado pelo povo Lakota da América do Norte.

Nigthwolf é um dos melhores personagens do game por evocar cultura e mitologia ainda pouco explorada pela cultura pop. Além de Nightwolf, podemos citar personagens nativo-americanos de outras franquias como o Pássaro Trovejante de X-men, o Geronimo de Kinnikuman e o Corvo Manitu da Elite (DC Comics). Quando veremos Tupã, o deus brasileiro do trovão, encontrar Thor nas HQ's da Marvel Comics?


O panteão de deuses nativo-americanos na visão da Marvel 
Comics... Haokah, o deus do trovão, é representado utilizando
uma cabeça de búfalo para cobrir o seu rosto.

Semelhante é a história de Kotal Khan no game. Membro da tribo Osh-Tekk de Outworld, visitou o plano terreno, na América Central, centenas de anos atrás, e, segundo a história do game, ele serviu de inspiração para a construção do mito de Huitzilopochtli, deus da guerra e do Sol na cultura asteca.

Mortal Kombat traz a ideia da existência de inúmeros reinos paralelos. Os representantes de cada reino têm que enfrentar os combatentes de Outworld que desejam capturar e subjugar todos os outros reinos existentes. E em Mortal Kombat, o Earth Realm, isto é, o nosso mundo, é considerado o prêmio máximo, pois é a “joia do Universo”.


Os nove mundos da mitologia nórdica.

A ideia de vários de reinos paralelos não é nova. De fato, essa ideia é bastante antiga. A mitologia nórdica não é o único sistema de crenças que fala de outros reinos. Outras culturas e religiões também falam de deuses visitando a Terra de outros mundos. Entre esses reinos, Midgard, o Reino da Terra, era o lugar onde os humanos viviam. 

Quanto aos habitantes dos outros reinos, alguns eram benevolentes com os seres humanos (como os deuses de Asgard), enquanto outros eram hostis com eles (como os gigantes do gelo de Jotunheim). Todos os nove reinos da mitologia nórdica foram conectados pelos galhos da árvore do mundo chamada Yggdrasil.


Alguns dos reinos de Mortal Kombat.

Em Mortal Kombat os conceitos de reinos diferentes são representados como o Céu, a Terra, o Inferno, a Ordem, o Caos, Outworld e Edenia. O inferno é dividido em dezoito câmaras baseadas na mitologia chinesa. A Câmara do Desmembramento foi mostrada em Mortal Kombat Deception e na animação Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion (2020).

O tradicional inferno chinês, Diyu, baseado no conceito budista de Naraka, é um labirinto localizado no mundo inferior com vários níveis e câmaras, onde os espíritos serão punidos e purificados em preparação para a reincarnação.

Caso você não conheça, conhecerá agora um pouco de cada uma destas câmaras (em ordem):

Câmara da Língua Rasgada


Nesta primeira câmara, todos aqueles que provocam intrigas fofocando terão as suas línguas arrancadas.

Câmara da Tesoura


A segunda câmara para onde vão aqueles que romperam o voto do casamento, aqui terão seus dedos cortados e serão dolorosamente empalados.

Câmara das Cicadófitas de Ferro


Aqueles que causam discórdias entre familiares de outras pessoas serão pendurados em árvores de ferro.

Câmara de Espelhos da Retribuição


Aqueles que conseguiram escapar da punição por seus crimes durante sua vida terrena conhecerão a sua verdadeira forma refletida em espelhos e serão convertidos em demônios.

Câmara de Vapor


Hipócritas e criadores de problemas encontrarão seu castigo em um navio de vapor.

Câmara da Floresta de Cobre


Incendiários por retaliação serão ligados a colunas de cobre ardente.

Montanha das Facas


Aqueles que mataram seres sencientes com faca, sem uma razão ou por prazer, são sentenciados a subir uma colina de facas. Os pecadores derramarão o seu sangue escalando uma montanha com lâminas afiadas.

Monte do Gelo


Maquinadores, enganadores de anciãos (incluindo os pais) e adúlteros serão deixados nus no frio congelante.

Caldeirão de Óleo Fervente


Estupradores, ladrões, abusadores, acusadores falsos serão fervidos em óleo fervente.

Câmara do Boi


Para onde vão aqueles que abusam de animais e onde serão atormentados por animais monstruosos.

Câmara da Pedra


Aqueles que abandonam ou matam bebês seguram uma pedra pesada (e eventualmente caem) e serão cercados por água pútrida.

Câmara de Argamassas e Pilões


Aqueles que voluntariamente desperdiçam comida serão alimentados à força por demônios com o próprio fogo do inferno.

Poço de Sangue


Quem não respeita os outros é mergulhado em uma lagoa de sangue.

Cidade do Suicida


As pessoas que cometem suicídio ficam vagando pela cidade. O vento da tristeza e a chuva da dor açoitam dia e noite este lugar desolado. São aqueles que alteraram voluntariamente o curso cármico da Encarnação.

Câmara de Desmembramento


Os invasores de tumbas terão neste nível infernal o seu corpo despedaçado.

Esta é a mais conhecida câmara infernal representada em Mortal Kombat. É inspiração para o cenário do Scorpion e também vemos recentemente o personagem sendo punido após a sua morte em A Vingança de Scorpion.


Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion (2020):
Hanzo Hasashi (Scorpion) recebe a sua punição por
desmembramento de Moloch, que inclusive tem o nome
de um personagem da demonologia cristã.

Obviamente tanto o game quanto a animação fogem a regra do crime que deveria Hanzo Hasashi ter cometido para terminar no inferno e na Câmara de Desmembramento. Apesar de ter sido um amável pai e marido, Hanzo era um assassino - afinal um ninja - então no máximo ele deveria ter terminado na Montanha das Facas.

Hanzo foi assassinado e presenciou as mortes de todo o seu clã ninja, inclusive de sua amada esposa Harumi e do seu filho Satoshi. Podemos dizer que ele viola túmulos metaforicamente já que é obcecado pela vingança por sua família.

Hanzo, entretanto, foi inicialmente manipulado pelo feiticeiro Quan Chi, o verdadeiro assassino de seu clã, o que fora fundamental para ele receber a sua punição no mundo inferior e para se transformar em Scorpion.


HQ Mortal Kombat X:
Manipulado por Quan Chi, Scorpion assassina 
Bi-Han (o Sub-Zero original) sem imaginar que as 
suas ações serviriam para criar um demônio ainda 
mais poderosos do que ele próprio (Noob Saibot).

Scorpion tornou-se uma grande referência ao personagem Motoqueiro Fantasma da Marvel Comics, inclusive em seu design (cara de caveira, fogo e correntes), sendo aparentemente um espírito morto-vivo que não pode ser extinto. Tais seres existem não apenas na mitologia japonesa, mas também na mitologia chinesa.

Montanha das Chamas


Ladrões e corruptos serão jogados nas chamas de um vulcão infernal.

Câmara do Moinho de Pedra


Aqueles que subjugam os fracos, abusam do seu poder e oprimem o povo serão esmagados e pulverizados em um moinho de pedra.

Câmara da Serra


Aqueles que exploram as brechas da lei e praticam atos desleais nos negócios serão cortados pela metade pelos demônios.


E se um tipo de seres humanoides evoluíssem de répteis (ou dinossauros) em outros planetas onde um cataclismo planetário não destruiu os dinossauros? Este é o princípio sobre o qual a imagem do personagem Reptile foi construída. Reptile é declarado no jogo como o último sobrevivente da raça dos zaterranos.


Reptile e a classe de guerreiros reptilianos dos RPG's.

No mundo natal de Reptile, chamado Zaterra, os répteis prosperaram e evoluíram para seres humanoides inteligentes que construíram uma civilização inteira e eram governados por uma matriarca.
Embora fossem fortes guerreiros, esse reino de répteis foi conquistado por Outworld após dez vitórias consecutivas no Mortal Kombat. 

A teoria dos seres humanoides que evoluem de répteis continua sendo interessante. Essa teoria também é ilustrada na franquia Super Mario Bros.

A rainha Sindel é uma edeniana, mas seu grito característico é uma característica típica de uma Banshee, um ser mitológico da Irlanda. Dizia-se que esse ser gritava muito alto quando um membro da família de um dos clãs da Irlanda morria. 

Banshees são descritas como sendo mulheres com cabelos longos e olhos vermelhos. A rainha Sindel permanece conhecida por seu grito distinto, bem como por seus cabelos longos, os quais ela pode manipular à vontade para combater seus oponentes.


Em Mortal Kombat 11, a rainha Sindel ficou ainda mais
próxima das características mais marcantes das Banshees.
(Felizmente está ainda mais linda!)

Normalmente, feitiçaria é outro termo para mágica. No entanto, em latim, feitiçaria está relacionada ao termo "maleficium", que se refere a magia prejudicial, que significa "irregularidade" ou "travessuras". Em Mortal Kombat, a feitiçaria é altamente associada à magia negra. 

O mestre feiticeiro de Outworld é o infame Shang Tsung. Ele é conhecido por reivindicar as almas de seus adversários derrotados através de seu Fatality.


Shang Tsung.

Shang Tsung costumava ser um humano, mas aprendeu as artes das trevas com o imperador Shao Kahn. Como Shang Tsung absorveu muitas almas ao longo dos séculos, Raiden explica que enfrentar Shang Tsung é "enfrentar não um, mas uma legião de adversários". A ideia de reivindicar almas é muito antiga. Dizem que os demônios reivindicavam almas por meio do pacto infernal.

Outra questão aqui é a ideia de tomar o ki ou a energia vital de alguém. Na mitologia chinesa, os Jiang Shi são um tipo de vampiros que se alimentam da força vital dos humanos, absorvendo-a de uma maneira muito semelhante a qual Shang Tsung absorve as almas daqueles que derrota em batalha.


Smoke é um youkai Enenra
Youkais são demônios japoneses. Mas não confunda
os demônios do cristianismo com os xintoístas.
Os demônios japoneses não são necessariamente uma 
força do mau, mas podem ser criaturas benévolas.

Enenras são youkais compostos por vapor e fumaça. Não existem registros de enenras no folclore japonês clássico, mas no conto Gazu Hyakki Yagyo ("A Ilustrada Parada Noturna dos Cem Demônios") de Toriyama Seiken. Mesmo assim estas criaturas tornaram-se muito populares.

Emergem de qualquer coisa associada ao fogo, como lareiras, fogueiras, incensos e piras funerárias. Acredita-se que os enenras só podem ser vistos por pessoas de coração puro. Os Pokemons fantasmas (da série de games e animês Pokemon), como Gastly, Haunter e Gengar, foram inspirados em enenras e dentro da franquia Mortal Kombat há o personagem Smoke como seu representante.

Smoke, outrora um humano chamado Tomas Vrbada, foi sacrificado por um grupo de fanáticos que buscavam invocar um enenra para terem o seu poder. O demônio, entretanto, assassinou todos os membros da seita e assumiu a forma do agora ninja Lin Kuei.

Smoke já foi humano, já foi demônio, já foi um ciborgue, voltou a ser humano e tornou-se um "zumbi". Tudo isto faz dele um dos mais legais personagens do jogo. Curioso que ele é de origem tcheca e tornou-se um demônio japonês. 

Ninjas são uma classe de guerreiros com origem no Japão. O clã ninja Lin Kuei tornou-se multi-étnico após o extermínio do clã Shiray-ryu, além de adquiriram tecnologia para tornarem-se mercenários internacionais e transformar seus membros em ciborgues (com aparências inspiradas nos filmes do Predador e em Boba Fett de Guerra nas Estrelas). Enquanto o Grão-Mestre e seu filho Sektor nasceram no Japão, Smoke é da República Tcheca e Cyrax é de Botsuana. Como o Sub-Zero Kuai Liang (que tem nome de chinês) uma vez disse: "Os Lin Kuei não são ninjas".


Revenants (Mortal Kombat 11) e
Strigoi (mitologia romena).

Dizem que visitar o inferno muda as pessoas de tal maneira que o indivíduo nunca mais pode ser o mesmo. Em Mortal Kombat, isso é verdade para quem visita o Mundo Inferior, governado pelo feiticeiro Quan Chi. Como resultado da intervenção de Quan Chi, alguns dos guerreiros do Mortal Kombat foram transformados em revenants.

Revenants são cadáveres animados que se acredita terem sido revividos para assombrar os vivos. A crença em revenants ainda está muito viva na atual Romênia rural. Os romenos chamam os revenants de strigoi. Um strigoi surge de um túmulo para assombrar seus parentes vivos ou aqueles que o prejudicaram.

Dentro do panteão de Mortal Kombat, Raiden é o deus do trovão e do raio e Fujin é o deus do vento. Raiden é o protetor do Reino da Terra e é como um mentor dos combatentes da Terra que devem competir no torneio contra o Outworld.

Na mitologia japonesa, Raiden-sama (Raijin) é o deus dos trovões, raios e tempestades. Suas origens remontam aos primórdios da religião xintoísta. Não fica muito claro durante a história de Mortal Kombat, mas é subentendido que a origem do personagem Raiden é a mesma descrita para o personagem deus do trovão Raijin e o deus do vento Fujin, seu irmão gêmeo o qual também possui uma contraparte de mesmo nome na franquia de jogos de luta.


Raiden (Raijin) e Fujin.
Os personagens do vídeo game e suas contrapartes mitológicas japonesas.

Raijin e Fujin são filhos de Izanagi e Izanani, dois dos deuses primordiais da mitologia japonesa. Conta-se que de seu relacionamento com o deus Izanagi, a deusa Izanani deu à luz as ilhas que compõem o arquipélago japonês e a centenas de divindades. 

Quando deu à luz ao deus do fogo, Kagutsuchi, este era tão ardente que causou a morte de sua própria mãe. Em algumas versões, Izanagi foi dominado por uma fúria irracional e decapitou o seu próprio filho, fazendo com que do sangue dele surgissem outras deidades ligadas ao fogo. Entretanto, desesperado pela perda da sua esposa, Izanagi visitou o mundo dos mortos na esperança de trazer Izanani de volta.


Izanami e Izanagi, os deuses
primordiais da história do Japão.

Entretanto, Izanani já não poderia retornar. De deusa da maternidade e da criação, tornou-se a deusa que agora governa os mortos. Ao chegar ao mundo dos mortos, ela ainda estava grávida de seu marido e de seu corpo saíam inúmeras deidades de aparência demoníaca. Furiosa por seu marido ter visto o seu corpo em decomposição e coberto de vermes, Izanami ordenou que os demônios aos quais dera à luz o perseguissem pelo inferno. Conta-se que Raijin era um dos demônios que a deusa concebeu no submundo.

Raijin e Fujin são deuses de aparência demoníaca, provavelmente por terem sido concebidos por Izanani no mundo dos mortos assim como as outras deidades que saíram do corpo de Izanami quando ela chegou ao mundo dos mortos.
Por outro lado, Izanagi escapou do inferno e, ao se purificar nas águas, de seu corpo saíram três divindades: Tsukuyomi (a Lua), Amaterasu (o Sol) e Susanoo (o mar e a tempestade). Estes nomes já são muito familiares para quem leu/assistiu/gostou de Naruto. Inclusive os personagens Uzumaki Naruto e Uchiha Sasuke apresentam poderes e uma rivalidade que referencia fortemente os deuses Fujin e Raijin.


Uchiha Sasuke (Raijin) e Uzumaki Naruto (Fujin). 

Como em Mortal Kombat, Raijin (Raiden) quase sempre está associado a Fujin, sendo frequentemente retratados juntos. Fujin é uma das mais antigas divindades xintoístas e é retratado na mitologia como um demônio parecido com um mago. Os dois estão em constante conflito pelo domínio do céu.

Os nórdicos têm Thor e os japoneses têm Raijin. O deus do trovão japonês, como sua contraparte nórdica, é visto como um deus benevolente e protetor do Japão, apesar das superstições envolvendo o seu nome. Os japoneses recomendavam esconderem seus umbigos durante as tempestades, caso contrário teriam as suas barrigas devoradas por Raijin.


Assim como sua inspiração japonesa (apesar da aparência e
hábitos), Raiden é um protetor da humanidade. Mas, quem
jogou o Mortal Kombat original e zerou o jogo com Raiden,
pode ter percebido que os desenvolvedores do game tinham
outros planos para o personagem. Raiden teria entrado no
torneio para provar aos humanos que eles não são nada sem
  os deuses. Coisa muito diferente da imagem hoje 
consagrada do deus do trovão.

Será que o Raiden come umbigos? Certamente não. Se fosse o caso, já teria virado Fatality! 

Embora Raiden seja um personagem derivado da religião xintoísta, a sua aparência se parece mais com a de um deus budista/taoísta. O mesmo tratamento foi dado a Fujin. No caso de Raiden, este está mais aproximado do deus relâmpago chinês Erlang Shen.

É também sugerido que aparência que conhecemos de Raiden não é a sua aparência original, mas trata-se de um "avatar". Este avatar não contém a totalidade dos poderes do deus do trovão e por isso não é estranho que possamos derrotá-lo e até mesmo matá-lo no jogo por meio de Fatalities. 

Também não foi um erro o Screwattack selecionar Raiden para enfrentar o Thor da Marvel Comics alguns anos atrás. Com a totalidade de seus poderes Raiden provavelmente enfrentaria pesos pesados como o Odinson em igualdade de condições.


Erlang Shen, o deus relâmpado chinês.
Ele derrotou Son Goku (não o de Dragon
Ball
, mas o original Sun Wukong) quando
este se rebelou contra o Imperador de Jade.
Como o deus macaco, era um metamorfo.
 Destruiu inúmeros dragões e demônios,
sendo também um benfeitor da humanidade.

Uma das mais incríveis curiosidades envolvendo a franquia Mortal Kombat é que parte de seu elenco de lutadores tiveram a aparência e a história inspiradas no conto chinês Journey to the West, o mesmo conto que inspirou a criação de Dragon Ball, além de outros mangás e animês.

O feiticeiro Shang Tsung aparentemente foi inspirado pelo feiticeiro metamorfo de Journey to the West, que manteve uma garota dragão em cativeiro.

Um dos mais poderosos vilões da franquia Mortal Kombat é o deus ancião caído Shinnok, aparentemente inspirado em Yang Wang, o deus ancião caído em Journey to the West. As histórias destes deuses são muitos similares, sendo os dois condenados ao Mundo Inferior por uma rebelião contra os Deuses Anciões. E ambos, Shinnok e Yang Wang, podem ser comparados a Lúcifer.


Bo Rai Cho e Sha Wujing

Ao contrário do que muitos podem pensar, Bo Rai Cho não foi inspirado no filme O Mestre Invencível (1978) de Jackie Chan, este filme foi a inspiração para a criação de personagens como Chin Gentsai da série The King of Fighters.

Bo Rai Cho, entretanto, lembra bastante o personagem Sha Wujing, de Journey to the West, o mesmo personagem que serviu de inspiração para a criação de Yamcha de Dragon Ball.

Shujinko se parece com o mentor de Sun Wukong (Son Goku), Subhuti. E este velho mestre foi a inspiração para a criação de Muten Roshi, o mestre Kame, também de Dragon Ball.


Subhuti e Shujinko.

Onaga, o rei dragão, aparentemente foi inspirado pelo arqui-inimigo de Nezha (semi-deus e chefe do exército celeste), o Rei Dragão Ao Kuang, que mais tarde lutou com Sun Wuukong (Son Goku) e seus amigos depois que ele reencarnou.

Ao Kuang, também conhecido como o Rei dos Mares do Leste, o Senhor das Secas e das Tempestades, era temido por muitos, mas visto como benevolente por outros. Foi através deste deus dragão que Sun Wukong (Son Goku) obteve o seu "Bastão Mágico" (chamado na mitologia chinesa de Ruyi Jing Bang), originalmente um instrumento utilizado para se medir a profundidade do mar por Yu, o Grande, em seus esforços para controlar as inundações, graças a sua capacidade mágica de variar a sua forma e comprimento. Assim como em Dragon Ball, o bastão não era uma inicialmente uma arma. No mangá/animê o Bastão Mágico de Goku era um tipo de "chave" que os escolhidos poderiam usar para escalar o céu e encontrarem-se com Deus (Kami-Sama). 

O Kung Lao original que Goro matou em batalha pode ter se inspirado no monge Sanzou de Journey to the West. Mas isso é apenas uma opinião.

Shao Kahn pode ter sido inspirado pelo senhor da guerra impiedoso em Journey to the West, que usurpou o reino do rei dragão Ao Kuang.


Agora já não parece muito distante o dia em que veremos um Goku integrando o elenco de Mortal Kombat.

Como inicialmente mencionado, alguns personagens de Mortal Kombat foram diretamente retirados dos filmes cults do cinema brutucu dos anos 80, e isto é um vestígio da ideia original de fazer um jogo de luta sobre filme O Grande Dragão Branco.
 

Poster do filme O Grande Dragão Branco:
Johnny Cage versus Goro Daimon.
Quero dizer, Van Damme versus Bolo Yeung.

Mesmo nome do personagem Johnny Cage referencia o nome do ator Jean-Claude Van Damme (reparecem nas letras J e C), que no filme em questão interpreta o lutador real Frank Dux.
O design de Johnny Cage no primeiro Mortal Kombat é de fato muito parecido com o que Van Damme utilizou em O Grande Dragão Branco. Mas as personalidades de Cage e Dux são diametralmente opostas.
Eu diria que a personalidade de Johnny Cage é como uma referencia a personalidade extrovertida de Jean-Claude Van Damme na vida real.


Jean-Claude Van Damme e Glória Maria.

E, como toda a franquia de games e animês de luta que se prezem, Mortal Kombat referencia de forma direta o maior artista marcial que já existiu: Bruce Lee.


Mas isto será um assunto para uma outra postagem.

2 comentários:

  1. Sempre com ótimas analises. Ansioso pela postagem com as referencias do Bruce Lee. Valeu e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Ótima postagem! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...