segunda-feira, 11 de julho de 2016

O REINO DO AMANHÃ: ESPECIAL DE 20 ANOS

Neste ano, Kingdom Come (O Reino do Amanhã, 1996), uma verdadeira obra-prima das histórias em quadrinhos está já completando incríveis 20 anos.
Situada em uma visão quase-futuro do Universo DC, estas quatro edições realizadas por Alex Ross e Mark Waid foram partes iguais de um verdadeiro espetáculo cinematográfico e uma meditação surpreendentemente filosófica sobre as responsabilidades e os perigos acerca do poder.

A série Kingdom Come não apenas foi influenciada pelos quadrinhos da Era de Ouro da DC, mas foi uma série bastante influente para os projetos subsequentes da DC Comics.
Antes de escrever mais detalhadamente sobre este clássico, vou primeiro citar algumas das influências desta obra sobre o universo DC, e então mencionar alguns dos conceitos da Era de Ouro que inspiraram partes da série:

 
Terra-22 - No novo e reinicializado multiverso da DC a história de Kingdom Come realmente aconteceu na Terra-22.

Robin Vermelho - O primeiro personagem a vestir o traje de Robin Vermelho foi Dick Grayson, o original e ex-Robin do universo Kingdom Come. Nesta realidade, ele era casado com a Estelar (já falecida) e sua filha adulta é Estrela Noturna. O manto de Robin Vermelho no universo principal da DC nunca pertenceu a Dick Grayson, mas o primeiro Robin Vermelho foi Jason Todd em Countdown to Final Crisis # 17, onde Todd veste o traje e luta ao lado do Batman da Terra-51. No universo corrente o Robin Vermelho é Tim Drake, outro ex-Robin.

Ibn al Xu'ffash - Seu nome em árabe significa "Filho do Morcego". Foi revelado em Kingdom Come que Bruce Wayne e Thalia al Ghul tiveram um filho. No universo principal DC, ele é o mais recente Robin, Damian Wayne. Em Kingdom Come há uma faísca romântica entre o filho de Bruce Wayne e a filha de Dick Grayson. Na Sociedade da Justiça da América, volume 3, # 22, eles são mostrados vinte anos mais tarde, com dois filhos, assistindo o funeral de Batman da Terra-22.

Arqueiro Vermelho - Roy Harper, o ex-Ricardito. Ele fez sua primeira aparição como Arqueiro Vermelho em Kingdom Come # 2.

Maxine Hunkel - O alter-ego do Tornado Vermelho da Terra-22. Maxine é a neta de Mathilda Hunkel, o Tornado Vermelho original (Não confundir com o robô de mesmo nome, membro da Liga da Justiça. Em Kingdom Come ele aparece sem seu corpo robótico, personificando a entidade composta de ventos e brumas que deu origem a seu corpo original, sendo chamado simplesmente de Tornado). Maxine aparece pela primeira vez em Sociedade da Justiça da América, volume 3, # 1 e ela adota o nome Cyclone.

Esmaga Átomo - O afilhado do Átomo original, Al Pratt, era conhecido como Nuklon na primeira série de Corporação Infinito.

Pantera - Em Kingdom Come ele é um homem-pantera e possui o espírito de Ted Grant, o Pantera original. Em New Earth, a versão homem-pantera acaba por ser o filho há muito tempo perdido de Grant.

Rajada - Jennifer Pierce, filha meta-humana do Raio Negro, apareceu pela primeira vez em Kingdom Come. Seu homólogo em New Earth foi introduzido pela primeira vez em Sociedade da Justiça da América, volume 3, # 12.

Besouro Azul - O Besouro Azul de Kingdom Come usava um traje de combate blindado que eu suspeito que pode ter servido como inspiração para a versão Jaime Reyes do personagem na linha principal do universo DC.

O Flash - O Flash da Terra-22 é Wally West e usa um capacete semelhante ao de Jay Garrick, o Flash original.

Homem Bala e Mulher Bala - anteriormente pela Fawcett Publications, esta dupla foi muito popular na década de 1940. Os heróis Fawcett foram adquiridos pela DC Comics em 1972.

Living Doll - Aparecendo no ombro de Superman em Kingdom Come # 3, ela é a filha de Doll Man e Doll Girl, um dupla da Era de Ouro Golden adquirida pela DC Comics.

Lady Fantasma - Outro personagem da Era de Ouro adquirido pela DC, ela aparece em Kingdom Come como um fantasma literal semelhante a Bettie Page.

Caçadora - Uma versão africana da personagem da Era de Ouro, Paula Brooks.

Vigilante - Com base no cowboy da Era de Ouro, a versão Kingdom Come o recriou com partes robóticas e uma arma para um de seus braços.

É particularmente intrigante como Kingdom Come buscou a sua inspiração na Era de Ouro da DC, ou a forma como esta obra posteriormente inspirou grupos de heróis como a Sociedade da Justiça e a Família Batman cujas origens remontam à Era de Ouro.
 
Embora aparentemente focado no conflito entre os heróis tradicionais mais velhos e a imprudente e amoral geração de jovens vigilantes, eu vejo muito mais para este conto, especialmente agora enquanto também envelheço. Kingdom Come reflete os grandes conflitos filosóficos e ideológicos que, com a experiência, podemos perceber no mundo ao nosso redor. Em meio a mais uma grande mudança política, Kingdom Come veio trazer grandes advertências contra a arrogância do poder e as suas visões utópicas corrompidas. A sua mensagem é tão oportuna como nunca.

 
O Superman que protagoniza este conto, diferente daquele apresentado em The Dark Knight Returns (1986) de Frank Miller, envelhece como os seres humanos, embora permaneça um ser quase divino, ainda mais poderoso do que durante a sua juventude. Alex Ross decidiu que seria melhor para o personagem se ele vivenciasse o máximo que pudesse de aspectos humildes da humanidade, e envelhecer naturalmente compensaria os seus atributos divinais.
Esta versão experiente do Superman é fascinante, e também é, provavelmente, a melhor representação do homem de aço, em minha opinião. Este Superman não é apenas o meu personagem favorito de toda esta história, mas é ainda uma identificação pessoal para mim.
Não, eu nunca enfrentei a tentação de confrontar as Nações Unidas com a minha super-força (e eu não tenho super-força), mas como um cara de fortes convicções políticas, e distante de crenças em quaisquer ideologias, às vezes me sinto anacrônico e um tanto afastado da sociedade em torno de mim, como o personagem central desta história em conflito neste jogo de moralidade.


Semelhante ao que é feito com The Dark Knight Returns, o Superman foi aposentado por dez anos, devido a uma perda pessoal e filosófica, mantendo-se recluso e distante de qualquer forma de vida pública. A sua ausência leva ao surgimento de uma raça de heróis mais violentos, aqueles que estão dispostos a matar e causar tanto dano e perda de vidas como os vilões que enfrentam. Depois de uma terrível tragédia envolvendo inúmeras mortes de civis, a Mulher Maravilha convence o Superman a sair do seu esconderijo para voltar a estabilizar o mundo, sem saber, desencadeando uma cadeia de eventos que poderiam levar a um apocalipse.

O retorno do Superman traz a velha guarda da Liga da Justiça de volta ao redil, renovando a esperança de alguns. No entanto, seu retorno também sinaliza o que muitas pessoas há muito temiam: o destino da humanidade não é mais deles para controlar, mas está nas mãos de seres super-poderosos, muitos dos quais não se pode confiar com seu próprio poder. Com a tentativa do Superman e da Mulher Maravilha de colocar os meta-humanos desonestos na linha, Lex Luthor constrói toda uma paranoia em torno dos meta-humanos, possivelmente recrutando um Batman idoso para a sua causa.

 
Kingdom Come, como Waid excelentemente diz, examina os temas de esperança, humanidade e de fé através dos olhos de Norman McCay, testemunha desses eventos significativos. Ele capta perfeitamente a personalidade e o cansaço de cada personagem em face de uma nova geração de heróis, levando-os a refletir sobre que tipo de legado que deixariam para a humanidade. A arte realista de Alex Ross é também impressionante de se ver. Os temas refletidos nesta história, bem como as manipulações de Luthor, têm alguma semelhança mesmo com obras mais recentes, sendo aproveitado mesmo para o tão criticado Batman vs Superman: A Origem da Justiça, dirigido por Zack Snyder. Kingdom Come é um livro de referência para o gênero romance gráfico, ele conta uma história madura, sincera e com um belíssimo estilo, envolvendo muitos dos maiores heróis da DC.

 
Este tema, "o estranho em uma terra estranha", foi novamente relevante com a aparição do Superman do universo Kingdom Come nas páginas de Sociedade da Justiça da América. Inteligentemente definido entre Kingdom Come # 3 e # 4, o Superman mais velho, através de uma fenda dimensional, está presente em uma aventura estendida com a SJA.
No capítulo final de Thy Kingdom Come (JSA # 22), o Superman é devolvido à sua dimensão nativa depois de derrotar a ameaça messiânica de Magog. Depois de re-apresentar algumas das cenas finais de Kingdom Come (desta vez a partir de diferentes ângulos de câmara), o conto se aproxima de um final triunfante, transcendente, gloriosamente ilustrado por Alex Ross!


Página 1: Superman acaba de enterrar os corpos dos super-heróis mortos pela bomba atômica. O presente que ele recebe da Mulher Maravilha é, essencialmente, a restauração da sua identidade de Clark Kent, que ele havia abandonado durante o seu exílio auto-imposto da sociedade humana (onde o encontramos em Kingdom Come # 1). Para os fãs da história comparar esta página com a sua cena correspondente de Kingdom Come # 4, com as mudanças de ângulos de câmera, é muito legal.


Página 2: 10 anos após isto, Clark e Diana estão, obviamente, vivendo como marido e mulher. E, junto de seus filhos, recebem a visita de um debilitado Bruce Wayne (em um exoesqueleto de corpo inteiro por sua longa carreira como Batman).
20 anos depois, assistimos ao funeral do Batman, com a presença de todo o elenco de Kingdom Come, incluindo uma Selina Kyle, a Mulher Gato que chora em primeiro plano.


Página 3: 100 anos depois, uma visão enigmática do futuro da Terra quanto a humanidade (acompanhada pelos que parecem ser os membros da família de Clark e Diana) seguindo viagem rumo às estrelas, enquanto o orgulhoso casal os observa. Os trajes que Clark está vestindo correspondem aos usados por seu pai Jor-El nos quadrinhos da Era de Prata.
200 anos depois, um desastre de escala planetária é observado pelos entristecidos Clark, Diana e (provavelmente) um pequeno grupo de membros da sua família.
500 anos depois, o Superman inicia a reconstrução da sociedade humana, usando seus poderes e suas habilidade como um agricultor do Kansas para devolver a vida ao solo morto. Fãs de olhos aguçados vão notar como o seu voo representa e ecoa a sua famosa pose na capa de Superman # 1 (1939).


Página 4: 1000 anos mais tarde, agora como um velho humilde, o Superman faz o seu caminho através de uma utopia futurista, enquanto a Legião de Super-Heróis sobrevoa a cena.
Resumidamente vislumbrado em um único painel de Kingdom Come, o surgimento dos super-adolescentes (incluindo um Superboy e uma Supergirl) traz o encerramento completo da saga, para a óbvia alegria de um idoso Superman, ainda ostentando os óculos de Clark Kent.

Um comentário:

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...