quinta-feira, 2 de abril de 2020

O AUTISMO EM ANIMÊS E MANGÁS JAPONESES


Há animês de todos os tipos e para todos os gostos. Com tantos estúdios produzindo obras de vários estilos artísticos, o animê abrange muitos tópicos, como guerra, economia, relacionamentos, etc. Provavelmente não há nenhum tema que ainda não tenha sido exposto através da animação japonesa.

No entanto, há um tema que poucos estúdios de animê abordam: Os transtornos globais do desenvolvimento/transtornos mentais.

Dependendo da situação, um transtorno mental pode ser usado para explicar o sofrimento de um personagem ou fazê-lo parecer mais assustador. Muitas representações de transtornos mentais na mídia sofrem com a falta de realismo, e são poucos os personagens cujos sintomas são fiéis à vida real.

Eu tenho Síndrome de Asperger, sou um Autista de alto processamento, como já revelei em outra postagem. Cada vez mais me sinto atraído por esta condição, sinto grande vontade de estudá-la mais profundamente e deixar alguma contribuição científica. Minhas crises de hipersensibilidade principalmente durante a infância e a minha falta de trato social, ambos estados que grande parte dos autistas apresentam, me marcaram profundamente. Talvez uma nova tese de Doutorado... Não sou Psicólogo, mas Anatomia e Fisiologia são alguns dos meus pontos fortes. Quem sabe.


A doutora Temple Grandin e a atriz Claire Danes.

De acordo com a doutora Temple Grandin, uma professora de ciências dos animais que ajudou a revolucionar as práticas no manejo humano de animais em fazendas de gado e matadouros, o Transtorno do espectro do autismo (TEA) nem sempre é fácil de entender para quem não foi imediatamente exposto a ele. A vida desta grande cientista foi retratada em 2010 no cinema com autenticidade e precisão por Claire Danes.


Como a televisão e o cinema retratam o autismo?

Como outros fenômenos, muitas pessoas se familiarizam com o TEA pela maneira como o distúrbio é retratado na televisão e no cinema. Obviamente, nem todos os programas de TV ou filmes são criados iguais. Há retratos bons e ruins de pessoas com TEA e com os efeitos que o distúrbio tem em suas famílias e vidas. Os maus retratos se aproximam da caricatura e plantam perspectivas muito enganadoras na cabeça das pessoas, enquanto os bons aprimoram a compreensão e a empatia por aqueles com TEA e pelos cuidadores e membros da família que lidam com o distúrbio.


A interpretação de Dustin Hoffman de Raymond Babbitt em Rain Man 
estrelando ao lado de Tom Cruise, foi a performance que realmente 
deu início à busca de autenticidade na representação de personagens 
com TEA no cinema. Hoffman ganhou o Oscar de Melhor Ator e o filme
 o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Diretor, além de 
vários outros prêmios da indústria cinematográfica.

O filme Rain Man (1988) foi possivelmente o pioneiro na busca de uma representação autêntica das pessoas com autismo. Para alcançar um nível de precisão digno de Oscar neste filme, tanto o ator principal Dustin Hoffman quanto o autor do roteiro Barry Morrow passaram um tempo com o homem em que o personagem Raymond Babbitt, interpretado por Hoffman, se baseou: Kim Peek, um notório americano autista com síndrome de Savant. Muitas das habilidades aparentemente extraordinárias de Babbitt foram extraídas de talentos genuínos que Peek exibiu. Hoffman também imitou a marcha um tanto incomum de Peek e vários de seus maneirismos, a fim de fornecer um retrato preciso do personagem.

Embora sua representação fosse fiel à vida de Peek, o filme era tão popular que teve alguns efeitos colaterais indesejados para a comunidade TEA: muitos espectadores chegaram a acreditar que todas as pessoas com autismo sem exceção também eram super-dotadas, o que está longe de ser o caso! No entanto, o filme ajudou a humanizar as pessoas com TEA e seu sucesso comercial e crítico abriu o caminho para outros filmes com personagens autistas.

O autismo Savant (ou Savantismo) voltou a ficar em evidência graças ao brilhante personagem principal da recente série Good Doctor, o doutor Shaun Murphy, portador desta síndrome e interpretado por Freddie Highmore.

Um jovem Leonardo DiCaprio recebeu sua primeira indicação ao Oscar por interpretar um irmão mais novo com deficiência mental de Johnny Depp no drama familiar Gilbert Grape - Aprendiz sonhador (1993). Para se preparar para o papel, DiCaprio visitou uma instalação de vida assistida e observou vários adolescentes com TEA e outras deficiências de desenvolvimento.


Leonardo DiCaprio, Johnny Depp e Juliette Lewis, em
Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador.
A partir de suas observações, DiCaprio incorporou todos
os trejeitos e as tendências comuns de muitas famílias de
 crianças com TEA.

O filme também ganhou aplausos por representar os desafios para famílias de crianças com TEA. A frustração e a raiva demonstradas pelo personagem de Depp, lançadas na posição indesejável de cuidar de um irmão que deveria ter idade suficiente para cuidar de si mesmo, também são familiares a muitas famílias na comunidade do autismo. A interpretação do personagem Gilbert Grape de Johnny Deep como se sentindo preso em seu papel de cuidador é aquela com a qual muitos pais e irmãos de crianças com TEA podem simpatizar.

Atypical é um dos vários novos programas de TV que se concentram em um personagem com autismo e, como a maioria desses programas, foi criticado por problematizadores por supostamente apresentar um retrato às vezes insensível ou inepto desse personagem. No entanto, Atypical chega a um lugar que muitas representações ficcionais de autismo não abordam: as dificuldades de ser um adolescente carregado de hormônios e lidam com os problemas de crescer e namorar enquanto estão no espectro.

Atypical é uma série necessária, engraçada e emocionante. Pessoalmente, eu aprovo.


Sam Gardner (Keir Gilchrist) de Atypical.
 A maneira como as obsessões de Sam se manifestam em sua vida
 amorosa são ao mesmo tempo precisas e desconfortáveis... 
exatamente como na vida real.

Embora a estrela do programa, Sam Gardner, interpretado por Keir Gilchrist, seja escrita com alguns comportamentos excessivamente ridículos, as situações em que ele e sua família se encontram são geralmente mais familiares e sutis.


Tipos de transtornos mentais em animê e mangá

Os animê e mangás, com sua propensão a dar a seus personagens personalidades envolventes e histórias de fundo complexas, ainda tem o potencial de humanizar portadores de tais transtornos e chamar a atenção para sua situação.

Houve apenas alguns títulos selecionados que abordam certos distúrbios, como o Transtorno Bipolar, a Esquizofrenia, o Transtorno de Personalidade Múltipla, etc. Muitas pessoas têm estereótipos sobre o tema, e os criadores de animê e mangá não são exceção. De um modo geral, esses estereótipos presentes em certos personagens se resumem a três pontos principais:

Medo e exclusão: as pessoas com transtornos mentais graves devem ser temidas e, portanto, mantidas fora das comunidades; Autoritarismo: pessoas com transtornos mentais graves são irresponsáveis, portanto, as decisões das suas vidas devem ser tomadas por outros; Benevolência: as pessoas com transtornos mentais graves são infantis e precisam ser cuidadas.


Tatsuhiro Sato, Welcome to NHK é um depressivo e tem
graves crises de ansiedade quando em público.
 O personagem é retrato fiel de um hikikomori, que são
pessoas jovens que se retiram completamente da 
sociedade, buscando isolamento absoluto e fuga do
 contato social. Um sério e preocupante problema de 
saúde pública no Japão.

Não é uma questão de problematização, uma vez que qualquer um desses estereótipos tem o potencial de prejudicar pessoas com transtornos mentais, separando-as de outras pessoas e impedindo-as de exercer sua própria autodeterminação. No extremo mais extremo, eles podem ser usados para justificar a violência contra estas pessoas, apresentando o comportamento violento como um ato razoável de legítima defesa contra uma pessoa "perigosa" ou como uma resposta compreensível para alguém ser um fardo.

Curiosamente, os personagens de animê que se encaixam nesses estereótipos raramente mostram sinais claros de transtornos mentais diagnosticáveis, e seus problemas são provavelmente tão devidos a elementos sobrenaturais quanto qualquer coisa que possa levar a transtornos mentais na vida real.

O personagem Mao, de Code Geass, se enquadra nessa categoria. Ele demonstra muitos comportamentos ultrajantes e egoístas que o levam a ser rotulado como "insano" tanto na própria história quanto no fandom, mas a única razão pela qual ele age dessa maneira é porque seus poderes de leitura da mente o impedem de formar relacionamentos normais.

O transtorno mental pode também ser tratado como algo bem-humorado, ou não tão importante assim. Por exemplo, em Soul Eater, a obsessão do Death the Kid com a simetria é retratada como uma peculiaridade tola e socialmente desajeitada, e a dor e as dificuldades associadas ao Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) na vida real não são levadas à sério.

Osaka, da Azumanga Daioh, por sua vez, demonstra uma série de comportamentos associados ao Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Novamente, esses comportamentos são jogados como algo engraçado e tratados como peculiaridades inofensivas da personalidade, mesmo que o TDAH não tratado possa ser fatal.

Apesar desses problemas, o animê e o mangá são abundantes em personagens interessantes e instigantes que sofrem de problemas mentais. Os personagens com problemas mentais no animê podem ser heróis ou vilões, e variam muito na precisão com que seus problemas de saúde mental são retratados. Alguns desses personagens acabam entre os mais envolventes e complexos em seus respectivos trabalhos.


Hideaki Anno.
A mente genial criadora de Neon Genesis Evangelion.

Provavelmente o mais conhecido protagonista de animê com problemas mentais é Shinji Ikari, de Neon Genesis Evangelion. O diretor Hideaki Anno sofre de depressão há muitos anos, e ele escreveu o personagem de Shinji com base em suas experiências.

Apesar de sua depressão, Shinji ainda é capaz de pilotar um robô gigante e lutar contra monstros, e está no centro da maior parte dos conflitos da história. O exemplo de Shinji mostra que personagens de animê com problemas mentais não precisam ser vilões ou vítimas.


Siddhartha, o homem que se tornou Buda.
Adaptação animada do mangá de Osamu Tezuka.
Na obra original, ele apresentava vários sintomas que
poderiam ser associados à depressão.

Outro lugar surpreendente onde surgem transtornos mentais é no mangá Buda de Osamu Tezuka, uma adaptação em quadrinhos da vida e dos tempos do Buda. Neste mangá, Siddhartha, o homem que finalmente se tornou Buda, mostra vários sinais associados à depressão.

Quando criança, outros personagens comentam como ele dorme o tempo todo, frequentemente adoece e mostra pouco interesse nas festividades que seus cortesões organizam em sua homenagem. Em vez disso, ele passa boa parte do tempo ponderando a morte e seu medo, um medo que o assombra até atingir a iluminação e, ocasionalmente, retorna mesmo depois.

Em uma cena particularmente sugestiva, um jovem nobre chamado Devadatta encontra Siddartha em uma caverna, alegando que os demônios o estão provocando e dizendo para ele morrer. Todos esses pensamentos e comportamentos podem ser vistos como sintomas de depressão. No entanto, ele ainda fundou uma religião que tem milhões de adeptos em todo o mundo.


E onde estão os animês e mangás com personagens autistas?


À medida que médicos/neurologistas/psicólogos em todo o mundo aprendem mais sobre essa condição misteriosa, há mais programas de televisão representando personagens com alguma forma do distúrbio. 

Isso pode se correlacionar com a crescente conscientização sobre os sintomas exibidos por quem a possui ou conhece alguém que a possui. Mas os estúdios de animê ainda não fizeram programas ou adaptaram séries de mangás que apresentam um indivíduo autista como personagem principal.

Então, existem personagens nos animês que mostram sinais comuns de autismo? A resposta curta é sim. Mas, como o próprio distúrbio, a representação varia de personagem para personagem, dependendo do contexto do programa.


O que é autismo?


“Autismo, ou transtorno do espectro do autismo (TEA), refere-se a uma gama de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal, além de comunicação pontos fortes e diferenças”.

Estima-se que, no Brasil, 1 para cada 100 crianças são diagnosticadas com alguma forma de Autismo (Informação da Federação Nacional das Apaes). O distúrbio aparece com mais frequência em meninos do que em meninas.

Aqueles com uma forma mais branda de TEA, chamada Síndrome de Asperger (O meu Autismo), são capazes de falar em frases completas. Mas eles lutam com habilidades sociais e têm problemas para entender a linguagem corporal e as dicas verbais. Alguns podem ter uma reação positiva ou negativa a certos estímulos externos.

Por exemplo, alguns podem não gostar da sensação de etiquetas de roupas, enquanto outros podem ficar chateados com barulhos altos (Certos tipos de sons ou estímulos visuais me enlouquecem).


Resasuke, de Aggressive Retsuko, é um dos personagens
mais fortemente codificados como autistas que já se viu.

Quanto aos pontos fortes e às diferenças, alguns podem mostrar inteligência acima da média em certas áreas, como matemática, gramática ou música. Mas quando falam sobre assuntos que lhes interessam, têm dificuldade em saber quando parar ou mudar de assunto.

No entanto, aqueles do outro lado do espectro são mais graves. Esses indivíduos não são verbais e não podem cuidar de si mesmos sem assistência. Alguns se batem ou se mutilam como um mecanismo de enfrentamento para compensar a falta de expressão. Outro sintoma é balançar para frente e para trás. Pessoas com TEA grave tendem a não avançar além do diploma do ensino médio.

Dorothy, em The Big O, por exemplo, fala em tom monótono e parece perceber a empatia e a emoção de maneira diferente.


Opiniões japonesas sobre o autismo

Hikaru em With the Light: Raising an Autistic Child


Embora exista uma maior conscientização sobre a desordem do espectro do autismo em grande parte do Ocidente, o Japão ainda precisa recuperar o atraso. Um exemplo de como o Japão vê o autismo pode ser visto na série de mangá josei With the Light: Raising an Autistic Child, de Keiko Tobe. 

A história segue uma jovem mãe, Sachiko Azuma, e sua família enquanto eles criam seu filho, Hikaru. Não apenas a série fornece uma representação realista do autismo, mas também como a sociedade japonesa o vê. 

O marido de Sachiko, Masato, nega que haja algo errado com o filho a princípio. Mais tarde, porém, ele aceita o fato de que o filho deles é diferente.

Como a conformidade do grupo está enraizada na sociedade japonesa, qualquer pessoa que mostre comportamento incomum é considerada incapaz de se encaixar em qualquer lugar. Quando é revelado que o filho dos Azuma é autista, a família responsabiliza Sachiko por dar à luz Hikaru. 


Isso mostra não apenas a falta de compreensão do autismo por parte da família, mas também a ignorância e discriminação que os Azuma enfrentam da sociedade japonesa em geral.

Akira em Akira


Um exemplo de personagem autista é o personagem-título da série de mangá Akira, o épico de ficção científica de Katsuhiro Otomo. Tanto na série de mangás quanto no filme animado de 1988, Akira é uma criança com poderes telecinéticos divinos. Ele é responsável por destruir Tóquio no início da história e Neo-Tóquio.

Embora não haja referências explícitas a ele ter autismo, Akira apresenta alguns sintomas: sendo não verbal e inexpressivo. Isso se deve a seus imensos poderes telecinéticos, roubando-lhe toda a personalidade e fala. 

A intenção original de Otomo era retratar Akira como uma metáfora da bomba atômica que dizimou Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. Mas alguém poderia argumentar que Akira espelha uma pessoa autista com inteligência acima da média, ao custo de não poder falar.

Existem certos indivíduos autistas que não são verbais que usam teclados para se comunicar. Enquanto alguns podem digitar apenas palavras simples para transmitir significado, outros podem digitar frases completas que exibem a inteligência acima da média que a maioria das pessoas ignoraria.

L em Death Note


Há uma teoria entre os fãs do animê/mangá Death Note que L tenha Síndrome de Asperger. Vou destacar os pontos apontados pelo fandom que corroboram com esta teoria:

Vemos que L também não é tão socialmente qualificado quanto as outras pessoas. Por causa de sua inteligência, as pessoas com Asperger descobrirão mais rapidamente como agir normal do que as pessoas com autismo clássico. Assim, aos 20 anos de idade, as pessoas com Asperger reagirão muito melhor aos outros do que quando tinham 10 anos de idade.

Os hábitos de L também podem vir de seu autismo. L é visto brincando com sua comida como uma maneira de pensar melhor. Ele costuma encontrar-se em situações difíceis o tempo todo, afinal. Pessoas com autismo podem ter uma coisa em particular na qual estão totalmente interessadas. Toda essa coisa de detetive é claramente o interesse particular de L.

Outra coisa destacável é a maneira como L se senta. L diz que se senta daquela forma incomum porque, caso contrário, "sua capacidade de raciocínio diminuiria em 40%", mas, exceto a razão pela qual ele só come comida doce, não consigo pensar em como a história sobre sua maneira de sentar parece lógica. Pessoas com autismo podem fazer as coisas um pouco diferentes o que pode ser visível desde os seus primeiros anos de vida.

Sabemos que L é órfão e por mais triste que pareça, ter um filho com autismo já foi um bom motivo para se "institucionalizar" tal criança em épocas passadas. L nasceu em uma época em que as pessoas não sabiam tanto sobre autismo como hoje e, nesse período, as pessoas com autismo eram vistas como loucas, de modo que as chances deste ser o passado de L são bastante grandes.

No fim, acredito que Watari (Fundador do orfanato Wammy's House para crianças super-dotadas) nunca soube se L tinha Asperger. Ele apenas aceitou que L era um pouco diferente.

Rui Hanazawa em Boys Over Flowers


Uma das séries de shoujo mais famosas de todos os tempos, Boys Over Flowers, segue as tentativas de Tsukushi Makino de viver uma vida tranquila na prestigiada Academia Eitoku. Suas tentativas são frustradas quando ela encontra Flower Four, ou F4, os filhos das famílias mais poderosas do Japão.

No início da série, Tsukushi conhece Rui Hanazawa, o membro quieto e introvertido do F4. Tsukushi encontra Rui tocando violino fora da escola. E embora ele pareça frio e distante no começo, Tsukushi desenvolve uma queda por ele. 

Rui, no entanto, nutre sentimentos por sua amiga de infância, Shizuka Todou, que o ajudou a se abrir para os outros. Ao longo da série, Rui está dividido entre Shizuka por sua ternura e Tsukushi por sua assertividade.

A personalidade tranquila e distante de Rui e seu talento com o violino fazem dele o principal candidato a um personagem de animê autista. Muitos programas de televisão retratam personagens autistas com algum tipo de talento, seja em música, arte ou matemática. Eles também mostram esses personagens tentando formar algum tipo de relacionamento amigável e/ou romântico com outras pessoas com graus variados de sucesso. 

No caso de Rui, ele está de olho primeiro em Shizuka, mas depois ele namora Tsukushi por um tempo para esquecer Shizuka. De todos os personagens de Boys Over Flowers, Rui é o mais complexo. Da sua natureza distante ao seu talento musical, Rui se destaca como um dos melhores exemplos de um personagem de animê autista bem escrito.

Mashiro Shiina em The Pet Girl of Sakurasou


Um animê recente que retrata um personagem autista, The Pet Girl of Sakurasou retrata a vida de um grupo de estudantes do ensino médio que vivem em um dormitório na escola de artes da universidade. 

O protagonista masculino da série, Sorata Kanda, se muda para um dormitório cheio de outros desajustados depois que a escola o pega abrigando gatos de rua. É lá que ele conhece Mashiro Shiina, a "Pet Girl" titular da série. 

Mashiro é um prodígio de arte de renome mundial com uma forte memória fotográfica. O único problema é que, embora ela tenha uma alta capacidade artística, ela não sabe se cuidar. É aí que Sorata entra para atuar como seu "cuidador", certificando-se de que ela se vista, faça as refeições e mantenha as notas altas durante o ano letivo.

Ao longo da série, Sorata, Mashiro e seus amigos lutam para melhorar sua vida acadêmica e pessoal. Sorata, sendo um aspirante à designer de jogos, lança seus projetos para vários desenvolvedores, mas é sempre rejeitado. Mashiro, sendo uma aspirante à artista de mangá, tem problemas em desenvolver personagens em seu trabalho porque ela mesma luta para fazer amigos. 

Então, vemos esses dois protagonistas se confrontando à medida que passam pelo crescimento mental. Após muitas rejeições dos desenvolvedores, Sorata fica com ciúmes do sucesso de Mashiro como artista. Isso gera uma barreira na amizade deles por um tempo. Mashiro, por sua vez, desenvolve sentimentos por Sorata à medida que ela se acostuma à vida no dormitório. No final da série light novel, Sorata confessa seus sentimentos a Mashiro e eles se tornam um casal.

Mashiro representa certos indivíduos autistas que não têm o conhecimento necessário para fazer coisas básicas, mas que possuem talentos extraordinários. Este é um sintoma recorrente do distúrbio. Crianças e adultos com autismo podem ficar tão envolvidos com seus próprios interesses que às vezes esquecem as necessidades dos outros. 

O que lhes falta em habilidades sociais, compensam em inteligência e talento acima da média. Como Rui Hanazawa, a Mashiro Shiina que vemos do lado de fora é apenas a ponta do iceberg proverbial. O que está sob seu olhar vazio é uma garota tímida e introvertida que no fundo anseia por uma conexão humana.


Jotaro e Holy Kujo.

Os animês abrangem uma ampla variedade de gêneros, estilos de arte e tópicos para os fãs de todo o mundo. Contam histórias de pessoas diferentes de nós para mostrar como essas diferenças nos unem. À medida que a aceitação desse distúrbio misterioso continua a crescer, o mesmo acontece com as séries de animê que retratam personagens autistas da maneira que eles deveriam ser vistos: como seres humanos.

9 comentários:

  1. Post sensacional, amigo! Parabéns. Estarei acompanhando seu blog.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog e posts são excepcionais, admiro a quantidade de cultura que você tem, continue escrevendo nele

    ResponderExcluir
  3. Faltou o mamodo do anime zath Bel , um mamodinho que não falava e ficava dançando, tipo esteriótipia

    ResponderExcluir
  4. Eu também asperger de alta funcionalidade, eu me apaixonei pela mente humana justamente por causa dessa condição, eu vivo muito bem, as pessoas percebem que eu sou minimamente diferente na forma de se espressar, mas geralmente nem sabem que eu sou asperger

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...