segunda-feira, 3 de abril de 2017

MEUS FILMES FAVORITOS DO BATMAN

Que tal pegar um cinema? Só tem filme foda passando, e até o fim do ano, vem mais por aí! Recentemente fui confirmar isto junto com o meu irmão para uma maratona de filmes (Celebramos o meu mestrado, e ele desta vez pagou).

Temos o grandioso, porém ignorado pela grande mídia, Silêncio (de Martin Scorsese), o poético A Bela e a Fera, toda a masculinidade e virilidade (embora triste e longe de ser um filme de super-herói) de Logan, e me senti criança novamente com Power Rangers e o divertidíssimo Batman Lego. Este último aliás mostra como a DC também pode ser engraçadinha e sacana ("Homem de Ferro é chato").

Todos os anos o cinema vai estar tomado por filmes de super-herói, praticamente um novo gênero cinematográfico. E dentro deste novo gênero, há um subgênero bem específico, os "Filmes do Batman". Há um charme a mais nas produções estreladas pelo Cavaleiro das Trevas, um dos mais importantes personagens da cultura pop.

O Batman é foda. Todo mundo gosta do Batman. E todos torcemos para que a DC finalmente acerte no cinema, dando aos seus tão icônicos personagens tratamento e representação dignos.
É, recentemente todos nos decepcionamos com as grandes incursões dos personagens da DC no cinema, com Batman vs Superman e o Esquadrão Suicida.

Aqui seleciono alguns dos melhores Batman Movies de todos os tempos para mim. Esta pequena lista inclui filmes live action e animações. Porém não inclui aquelas animações que foram diretamente convertidas de histórias em quadrinhos para desenhos animados (como O Cavaleiro das Trevas, inspirado na história de 1986 de Frank Miller, ou Batman contra o Capuz Vermelho, inspirado no arco Sob o Capuz), porque afinal não seria nada justo com as produções mais originais.



Portanto, utilizei aqui apenas filmes, animados ou não, quase 100% originais.
Agora, antes de começar, gostaria de dizer que essa lista é puramente uma minha perspectiva. Você pode ter um ponto de vista completamente diferente. Mas o que eu gostaria de dizer é que se você não assistiu nem mesmo um único filme nesta lista, então você está perdendo muito.
Vamos nessa!

 
 
 
Menção Honrosa
Batman (1989)
 
Começamos com uma menção honrosa. Batman de 1989 ainda é um dos maiores filmes de todos os tempos. Com um elenco extraordinário, com Michael Keaton como Batman, Jack Nicholson como o Coringa, e Kim Basinger como Vicki Vale, este filme realmente trouxe vida nova ao personagem.
Nicholson teve uma performance digna de Oscar como Coringa, roubando todas as cenas em que foi filmado. Keaton nos entregou um Batman muito sofisticado, e ele era realmente interessante. 
Prince forneceu a música para a trilha sonora que se encaixou perfeitamente com o filme. E em geral, a trama e as seqüências de ação são as razões pelas quais este filme é ainda tão altamente considerado.
Mas eu preciso ser completamente honesto. Eu realmente não gosto taaaanto assim deste filme. Eu sei, eu sei. Todo mundo adora de falar sobre como ele é bom, mas não acho que é tudo isso (Não gosto de como colocaram o Coringa como o assassino dos pais do Batman). No entanto, o filme pelo menos merece uma menção honrosa porque foi o primeiro longa de qualidade estrelado pelo personagem, e eu gosto do Michael Keaton como Batman. Além disso, o longa inaugurou a Batmania no início dos anos 90, inspirou séries de animação, transformou Batman e Coringa em verdadeiros ícones da cultura pop, e foi um dos pioneiros do gênero de filmes de super-heróis. Ponto positivo para Tim Burton.




5º Lugar
The Dark Knight Rises (2012)
 
The Dark Knight Rises, de Christopher Nolan, é dos meus filmes favoritos com personagens da DC Comics.
Eu ainda não posso acreditar que Tom Hardy não recebeu um prêmio da Academia por sua interpretação como Bane. O "Bane Guevara" tem a melhor voz de vilão na história do cinema, e de alguma forma o público ainda podia simpatizar com seu personagem, o que às vezes é impossível fazer em relação aos vilões.
Eu estava um pouco cético sobre Anne Hathaway como Mulher Gato, mas ela provou ser a escolha certa.
Este filme provavelmente teve mais cenas de ação do que qualquer outro filme do Batman, e eu gostei como o enredo prende a atenção do público. Às vezes você não precisa realmente prestar atenção enquanto assistia a um filme do Batman, mas este filme é completamente diferente.





4º Lugar
Batman Returns (1992)
 
Batman Returns estrelou Michael Keaton novamente como Batman, Michelle Pfeiffer como Mulher Gato, Danny DeVito como Pinguim e Christopher Walken como Max Shreck.
Você tem que admitir, esse filme é incrível. Tim Burton nos trouxe filmes bizarros, góticos, toscos e anárquicos, tudo nos melhores sentidos das palavras.

O Coringa do Christopher Nolan era metido a anarquista, e o seu Bane era membro da Liga das Sombras.

O Lex Luthor do Zack Snyder era o Mark Zuckerberg, e o seu Doomsday (Apocalipse) foi a evolução do cadáver do General Zod (argh!).

Ambos não passam amadores perto do Tim Burton. O Coringa dele foi responsável pela morte dos pais do Batman, e o Pinguim foi criado por pinguins!

Já deu para notar que tenho tara por bizarrices.
Até hoje revejo esse filme quando tenho oportunidade. Michelle Pfeiffer nos deu uma Mulher Gato muito feroz, e o seu desempenho foi simplesmente brilhante. E Keaton permitiu a Pfeiffer e DeVito superá-lo durante todo o filme.




 
3º Lugar
Batman Lego (2017)
 
Sim!

Batman Lego é um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos!

Por mais surpreendente que possa parecer, eu me tornei um fanboy desta animação.
Eu tenho um grande tesão por paródias, quando estas são muito bem feitas. E esta animação não trata-se de uma simples paródia com o personagem. Mas sim uma paródia muito divertida e inteligente.
Um filme que faz você rir bastante, principalmente se conhecer cada detalhe e referências sobre a mitologia do Batman que surgem a todo o momento em tela. É um prato cheio para quem é fã de verdade.
Esta deve ser uma das melhores encarnações do Batman fora dos quadrinhos. Todos nós sabemos que o Batman é o máximo, e neste filme ele parece ter plena consciência disso.
O Robin é o mais divertido do filme, e esta deve ser a sua melhor versão.
Aqui temos o Coringa mais engraçado, perturbado e delirante desde Cesar Romero. Ele é um tanto confuso, vivendo uma relação genial de amor e ódio com o Batman, e sim, este Coringa é muito melhor do que o Coringa do Jared Leto!
Batman Lego é a mais recente prova do poder que o personagem criado por Bob Kane e Bill Finger possui. Os fãs da DC tem orgulho de tê-lo em sua editora favorita, os fãs da Marvel não vão admitir, mas gostariam que ele fosse da Marvel, e os otakus gostariam que ele treinasse o Naruto.

O filme é mesmo uma delícia de paródia. O Batman é a melhor paródia de si mesmo, coisa que já sabíamos desde Adam West, que aliás faz pontinha no filme.

Para finalizar, este é o Batman com quem mais me identifiquei.

Por que ele está sempre sozinho? Ele é tão incrível, mas não forma laços com ninguém. Ele não se aproxima das pessoas para ter a amizade delas por causa do trauma da perda de seus pais. E a maneira leve como o filme transmite isso é muito profundo.

Batman Lego foi o maior presente que ganhei este ano.


 


2º Lugar
Batman Begins (2005)

Batman Begins, o primeiro filme para o personagem dirigido por Nolan, marcou a chegada de um novo Batman, Christian Bale. O ator inglês retratou um personagem mais vulnerável, o que permitiu ao público se aprofundar na história do herói, e como Bruce Wayne se tornou o confiante e destemido Batman.
O elenco de apoio incluiu Katie Holmes (Rachel Dawes), Liam Neeson (Henri Ducard), Michael Caine (Alfred Pennyworth) e Morgan Freeman (Lucius Fox). A química entre Bale e Holmes era inegável, e era óbvio que Bale era a melhor escolha para interpretar o novo personagem de Batman. Eu respeito muito como Bale comandou o desenvolvimento do personagem, não permitindo que os vilões o ofuscassem.
Batman Begins ainda é o melhor filme de origem para um super-herói (Junto do primeiro filme do Homem de Ferro).




 
1º Lugar
Batman: Mask of the Phantasm (1993)
 
Antes de Batman Begins, esta animação foi a melhor história com o Cavaleiro das Trevas. E eu já tenho uma grande tendência de preferir filmes animados a live actions.
Alguns fãs ainda podem afirmar sem dúvidas que este é o melhor filme já feito para o personagem. De fato, na minha opinião, Mask of the Phantasm, dirigido por Bruce Timm e Eric Radomski, é uma das animações mais importantes e influentes de todos os tempos.
O passado de Bruce Wayne é novamente um dos temas centrais da narrativa, e como Batman, ele enfrenta um novo criminoso, o Fantasma, que durante a história está assassinando um a um dos membros de uma máfia local de Gotham.
Bruce redescobre o amor verdadeiro, um relacionamento em que ele estaria disposto mesmo a desistir da capa, se isso significasse que ele poderia finalmente ser feliz. A tragédia e Batman foram feitos para estarem juntos, e quando você joga o Coringa (em sua versão definitiva) na mistura, você tem uma das histórias mais sinceras e dramaticamente satisfatórias que a DC já teve.
O Fantasma é um grande inimigo, e a revelação de quem está por trás daquela máscara é surpreendente e justificada. O clímax, ambientado num terreno abandonado da Gotham World Fair, é verdadeiramente épico e, além disso, violento como ainda não havia sido experimentado em uma animação da época, graças ao Coringa desafiando o Batman numa batalha de vida ou morte.
Cada personagem, bom ou mau, é conectado por um evento de seu passado que não poderia ser evitado. O filme não tem medo de explorar as consequências desse evento. Com seus filmes, Nolan redefiniu quem é o Cavaleiro das Trevas. Mas Mask of the Phantasm fez isso primeiro.




 
Hour Concour
The Dark Knight (2008)
 
Havia alguma dúvida de qual filme receberia o prêmio máximo desta lista? Eu duvido. The Dark Knight não é apenas um de meus filmes favoritos de quadrinhos. É um dos meus filmes favoritos em geral.
É tão bem dirigido por Christopher Nolan, que nem um minuto dos cento e cinquenta e dois minutos do longa é desperdiçado. E como eu poderia não mencionar o Coringa de Heath Ledger? Além de um ator talentoso, Ledger também era uma pessoa incrível. Seu Coringa foi digno de um Oscar e nunca será esquecido.
Gary Oldman está fenomenal neste filme. Quando penso nos melhores atores, penso em atores que se transformam, eu paro de ver o ator e, em vez disso, vejo o personagem. Atores como Gary Oldman nunca receberão crédito suficiente pelo o que eles fazem.
A ação em The Dark Knight é tão fantástica em cada cena de perseguição e combates, e eu nem mencionei a abertura do longa. Cada pequeno detalhe e elemento em The Dark Knight é perfeito, ultrapassando quaisquer dos outros desta lista, e é provavelmente a minha adaptação favorita de histórias em quadrinhos.



Curtiram a lista?
Sugestões nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

DRAGON BALL SUPER É UM LIXO, MAS A SUA PROPAGANDA É EXCELENTE

A imagem acima é autoexplicativa.  Dragon Ball Super é, em MINHA OPNIÃO, a qual você pode aceitar ou discordar, uma das maiores tragédias/...